Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump quer tarifas sobre importações de México, Canadá e China

Trump quer tarifas sobre importações de México, Canadá e China

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, anunciou na noite de segunda-feira, via redes sociais, sua intenção de impor tarifas de 25% sobre importações provenientes do México e do Canadá. A medida, segundo ele, visa conter o que descreveu como uma “invasão” de drogas e imigrantes ilegais.

Trump também declarou que pretende aplicar um adicional de 10% em tarifas sobre produtos chineses.

“Uma caravana vinda do México, composta por milhares de pessoas, parece imparável em sua tentativa de cruzar nossa fronteira, que atualmente está aberta”, afirmou Trump, ao criticar os países vizinhos. Ele garantiu que a tarifa será mantida “até que as drogas, especialmente o fentanil, e os imigrantes ilegais deixem de entrar em nosso país”.

Tarifas de Trump: medidas serão tomadas logo após a posse

Durante sua campanha, Trump já havia prometido medidas protecionistas para fortalecer a produção nacional. Agora, como presidente eleito, ele confirmou que pretende implementar as tarifas logo após sua posse.

De acordo com Trump, México e Canadá têm condições de resolver os problemas, e as tarifas são uma forma de pressioná-los a agir. “No dia 20 de janeiro, como uma das minhas primeiras Ordens Executivas, assinarei os documentos necessários para implementar uma tarifa de 25% sobre todos os produtos importados do México e do Canadá”, escreveu Trump na Truth Social.

Publicidade
Publicidade