O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, anunciou na noite de segunda-feira, via redes sociais, sua intenção de impor tarifas de 25% sobre importações provenientes do México e do Canadá. A medida, segundo ele, visa conter o que descreveu como uma “invasão” de drogas e imigrantes ilegais.
Trump também declarou que pretende aplicar um adicional de 10% em tarifas sobre produtos chineses.
“Uma caravana vinda do México, composta por milhares de pessoas, parece imparável em sua tentativa de cruzar nossa fronteira, que atualmente está aberta”, afirmou Trump, ao criticar os países vizinhos. Ele garantiu que a tarifa será mantida “até que as drogas, especialmente o fentanil, e os imigrantes ilegais deixem de entrar em nosso país”.
- Leia também: Até onde vão os juros americanos com Trump presidente?
- Até onde vai o dólar após a vitória de Trump?
- O que o Brasil pode esperar de Donald Trump?
Tarifas de Trump: medidas serão tomadas logo após a posse
Durante sua campanha, Trump já havia prometido medidas protecionistas para fortalecer a produção nacional. Agora, como presidente eleito, ele confirmou que pretende implementar as tarifas logo após sua posse.
De acordo com Trump, México e Canadá têm condições de resolver os problemas, e as tarifas são uma forma de pressioná-los a agir. “No dia 20 de janeiro, como uma das minhas primeiras Ordens Executivas, assinarei os documentos necessários para implementar uma tarifa de 25% sobre todos os produtos importados do México e do Canadá”, escreveu Trump na Truth Social.
Além disso, o republicano reiterou a intenção de impor uma tarifa adicional de 10% sobre produtos da China. O objetivo seria combater o fluxo de drogas fabricadas no país asiático, que chegam aos EUA por meio de cartéis mexicanos. Segundo autoridades americanas, grande parte do fentanil que circula no país tem origem chinesa.
“Conversei diversas vezes com a China sobre as enormes quantidades de drogas, especialmente fentanil, que são enviadas aos Estados Unidos, mas nada foi resolvido”, disse Trump na rede social. “Eles prometeram aplicar a pena máxima, a morte, a qualquer traficante de drogas pego no ato, mas, infelizmente, isso nunca foi feito. As drogas continuam chegando ao nosso país, principalmente pelo México, em níveis sem precedentes.”
Você leu sobre as tarifas que serão impostas por Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!