Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump pressiona Fed por cortes de juros e acusa Powell de “jogos políticos”

Trump pressiona Fed por cortes de juros e acusa Powell de “jogos políticos”

Em meio a turbulências nos mercados devido ao tarifaço dos EUA, o presidente americano Donald Trump voltou a atacar o chairman do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, exigindo cortes imediatos nas taxas de juros e acusando-o de “jogar política”. 

A pressão ocorre enquanto novas tarifas comerciais anunciadas por Trump nesta semana alimentam temores de desaceleração econômica e pressão inflacionária.

Em postagem na Truth Social, Trump afirmou que “é o momento PERFEITO” para o Fed reduzir juros, citando queda nos preços da energia, inflação mais baixa e o recuo de 69% no custo dos ovos nos últimos dois meses. 

Publicidade
Publicidade

“CORTE AS TAXAS, JEROME, E PARE DE JOGAR POLÍTICA!”, escreveu, destacando a criação de 228 mil empregos em março, acima do esperado, mesmo com o desemprego subindo levemente para 4,2%.

A explosiva crítica coincide com a reação negativa dos mercados às novas tarifas de até 30% sobre US$ 180 bilhões em importações chinesas, anunciadas na quarta-feira (3). Powell, em discurso a jornalistas em Arlington (Virgínia), admitiu que as medidas foram “significativamente maiores que o esperado” e sinalizou cautela: “Estamos bem posicionados para aguardar maior clareza antes de mudanças”.

A relação conturbada entre Trump e Powell não é nova. Durante seu mandato (2017-2021), o republicano frequentemente criticou publicamente o chairman, ameaçando até removê-lo do cargo — algo que, segundo Powell, não seria legalmente possível. Em dezembro, Trump negou planos de demiti-lo, mas a retórica agressiva ressurge em ano eleitoral.

Leia também:

Você leu sobre Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!