O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (28) que dará um novo prazo de 10 a 12 dias para que a Rússia firme um acordo de paz com a Ucrânia, sob pena de enfrentar tarifas de até 100% sobre produtos exportados aos EUA. A declaração foi feita durante visita à Escócia, em coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
“Vou estabelecer um novo prazo de cerca de 10 ou 12 dias a partir de hoje”, disse Trump a repórteres. “Provavelmente anunciarei hoje à noite ou amanhã.”
Anteriormente, Trump havia dado um prazo de 50 dias para que o conflito fosse encerrado, mas voltou atrás e agora cobra uma solução mais rápida. A medida é um endurecimento do discurso da Casa Branca em relação à guerra iniciada pela invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022.
Frustração com Putin
Ao comentar a situação, Trump expressou frustração com o presidente russo, Vladimir Putin. “Não estou mais tão interessado em conversar”, afirmou.
Em tom crítico, destacou o potencial desperdiçado da economia russa: “A Rússia poderia ser tão rica, poderia prosperar como praticamente nenhum outro país. Eles têm muitas coisas valiosas. Eles têm terras raras de verdade e gastam todo o seu dinheiro em guerras.”
Tarifas para o resto do mundo
Além das sanções à Rússia, Trump também anunciou a intenção de aplicar tarifas entre 15% e 20% sobre países que não fecharem acordos comerciais com os EUA.
“Não podemos negociar com 200 países. Aqueles que não conseguirmos fechar acordos terão essa alíquota”, declarou.
Segundo o presidente, o governo começará a enviar cartas notificando oficialmente os países afetados pelas novas medidas.
Leia também: