Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump pode anunciar novo presidente do Fed até o fim do ano, diz secretário do Tesouro

Trump pode anunciar novo presidente do Fed até o fim do ano, diz secretário do Tesouro

Bessent, responsável por conduzir a busca, evitou especular sobre o favorito, mas sinalizou que o anúncio pode ocorrer antes do Natal

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira que espera que o presidente Donald Trump anuncie até o fim do ano o nome do próximo presidente do Fed (Federal Reserve). Segundo ele, o processo de seleção para o sucessor de Jerome Powell — cujo mandato se encerra em maio de 2026 — está em fase final, faltando apenas uma entrevista antes da recomendação à Casa Branca.

Bessent, responsável por conduzir a busca, evitou especular sobre o favorito, mas sinalizou que o anúncio pode ocorrer antes do Natal.

“Acho que há uma grande chance de o presidente fazer um anúncio antes do Natal”, afirmou. “Mas é prerrogativa dele, seja antes das festas de Natal ou no ano novo.”

Trump tem adotado uma postura crítica em relação ao Federal Reserve e já declarou que “adoraria” demitir Powell, pressionando por cortes mais agressivos na taxa básica de juros. Em tom descontraído, chegou a brincar com Bessent:

“Se você não resolver isso logo, vou te demitir.” O secretário minimizou o episódio: “Se você estivesse na sala, ele estava brincando.”

Publicidade
Publicidade

Presidente do Fed: sucessão ocorre em meio à divisão interna no Fomc

A sucessão ocorre em um momento de divisão interna no Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que avalia a necessidade de novos cortes de juros. Declarações recentes do presidente do Fed de Nova York, John Williams, reforçaram expectativas do mercado para um terceiro corte consecutivo na reunião de dezembro.

Entre os nomes mais cotados para assumir o comando do banco central dos EUA estão Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional; o ex-governador Kevin Warsh; Rick Rieder, executivo da BlackRock; além dos atuais governadores do Fed, Christopher Waller e Michelle Bowman.

Bessent afirmou ainda que espera um novo papel institucional para o Federal Reserve sob a futura liderança do próximo presidente do Fed. Para ele, o banco central deve reduzir seu protagonismo sobre a economia, ampliado desde a crise financeira global.

“Acho que precisamos simplificar as coisas”, disse. “É hora de o Fed voltar a atuar em segundo plano, acalmar os ânimos e trabalhar para o povo americano.”

Possíveis candidatos

No fim de outubro, o secretário do Tesouro havia confirmado os cinco finalistas para o cargo. O grupo de candidatos foi reduzido a atuais membros do conselho do Fed, o ex-governador do Fed Kevin Warsh, o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, e um executivo da BlackRock Inc.

Os cinco nomes são: Christopher Waller e Michelle Bowman, atuais membros do conselho do Federal Reserve, o ex-governador do Fed Kevin Warsh, o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, e o executivo da BlackRock Inc., Rick Rieder.

Leia também: