Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Jerome Powell: “Não precisamos ter pressa” para ajustar as taxas de juros

Jerome Powell: “Não precisamos ter pressa” para ajustar as taxas de juros

Durante seu discurso semestral no Senado, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta terça-feira (11) aos legisladores que o banco central americano não tem pressa em ajustar as taxas de juros, reforçando sua postura cautelosa.

“Com a política monetária agora menos restritiva do que no passado e com a economia ainda sólida, não vemos necessidade de acelerar qualquer ajuste em nossa postura”, declarou Powell em seu depoimento preparado perante o Comitê Bancário do Senado.

Powell está realizando nesta semana sua tradicional aparição pública no Capitólio, diante dos legisladores, que representam a base da independência histórica do Fed em relação ao poder executivo. Ele também testemunhará diante do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara nesta quarta-feira (12).

Perspectiva de Powell em relação à inflação

Powell também disse que, caso a economia continue forte e a inflação não avance de maneira consistente em direção à meta de 2% da autoridade monetária, a política monetária poderá permanecer restritiva por um período mais longo.

Por outro lado, caso o mercado de trabalho enfraqueça de forma inesperada ou a inflação caia mais rapidamente do que o antecipado, ele poderá voltar a reduzir os juros.

“Estamos atentos aos riscos em ambos os lados do nosso duplo mandato e a política está bem posicionada para lidar com os riscos e incertezas que enfrentamos”, afirmou.

Na opinião de Powell, a inflação diminuiu consideravelmente nos últimos dois anos, mas ainda se encontra um pouco acima da meta de 2% estabelecida pelo Fed. No entanto, ele afirmou que as expectativas de inflação a longo prazo parecem estar bem ancoradas.

“Entendemos que nossas ações afetam comunidades, famílias e empresas em todo o país. Tudo o que fazemos está a serviço de nossa missão pública”, completou.

Ao falar sobre a situação dos preços no país, ele destaca que a inflação diminuiu de forma expressiva nos últimos dois anos, mas ainda está um pouco acima da meta de 2%.

Os preços totais das despesas de consumo pessoal (PCE) aumentaram 2,6% nos 12 meses até dezembro, e, excluindo os itens voláteis como alimentos e energia, os preços básicos do PCE subiram 2,8%. No entanto, ele observa que as expectativas continuam bem ancoradas.

Fed teria que se ajustar às políticas tarifárias

O presidente do Federal Reserve também comentou sobre as recentes políticas tarifárias adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Powell ressaltou em seu discurso que o livre comércio não funciona tão bem quando há “um grande país” que não segue as regras.

Por outro lado, ele deixou claro que o Fed teria que se ajustar às políticas tarifárias, mas disse que não é papel do Fed comentar sobre elas.

Você leu sobre Jerome Powell. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!