O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende impor novas tarifas sobre a importação de madeira e produtos florestais, além das já previstas para automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos. Segundo o republicano, a medida pode ser oficializada no próximo mês.
Durante um evento em Miami, Trump afirmou que a tarifa sobre madeira pode ser de 25%, com implementação prevista para o início de abril. Ele também mencionou que os mesmos percentuais devem ser aplicados a automóveis e, possivelmente, a semicondutores e medicamentos.
As novas taxas fazem parte de uma série de medidas voltadas para fortalecer a indústria americana e gerar receitas adicionais ao país. Apesar das medidas, Trump indicou que pode flexibilizar as tarifas caso os países afetados optem por reduzir ou eliminar barreiras comerciais para produtos dos Estados Unidos.
A estratégia tarifária de Trump já tem provocado tensões no mundo. Recentemente, ele impôs uma sobretaxa de 10% sobre importações chinesas, justificando a medida pelo suposto fracasso de Pequim em conter o tráfico de fentanil. Além disso, chegou a anunciar tarifas de 25% para produtos vindos do México e do Canadá, mas adiou a aplicação dessas taxas.
Trump também defendeu a criação de tarifas recíprocas contra países que impõem restrições aos produtos americanos.
- Leia também: Primeiros atos de Trump: série exclusiva no EQI+
- Trump e os investimentos internacionais: o que esperar?
Você leu sobre Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!