Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Tarifaço de Trump: governo espera que Brasil seja poupado

Tarifaço de Trump: governo espera que Brasil seja poupado

O governo brasileiro espera que o país seja poupado de uma nova rodada do tarifaço de Trump. O presidente dos EUA, Donald Trump, deve anunciar novas medidas nesta quarta-feira (2). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que uma eventual retaliação comercial contra o Brasil causaria “estranheza”, dado o superávit norte-americano na relação bilateral.

“A posição dos EUA em relação ao Brasil é confortável, pois o país tem superávit tanto em bens quanto em serviços”, destacou Haddad durante viagem a Paris nesta terça-feira (1º). O ministro argumenta que, como o Brasil importa mais do que exporta para os EUA, não haveria justificativa para uma taxação adicional sobre produtos brasileiros.

A tensão comercial ocorre após um relatório de um órgão ligado ao governo norte-americano criticar as tarifas impostas pelo Brasil a setores como etanol, filmes, bebidas alcoólicas, máquinas e carne suína. O documento precede o anúncio do novo pacote tarifário de Trump.

Tarifaço de Trump: CAE do Senado aprova PL da Reciprocidade

Diante desse cenário, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, um projeto de lei que permite ao governo brasileiro retaliar medidas unilaterais que prejudiquem a competitividade das exportações do país, a chamada PL da Reciprocidade. A proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, elogiou a iniciativa do Senado, mas enfatizou que a solução deve ser negociada. “Ter um arcabouço jurídico legal é positivo, mas o caminho é o diálogo e a busca por complementariedade econômica”, afirmou.

Assim como Haddad, Alckmin acredita que os EUA devem poupar o Brasil do tarifaço, destacando que o superávit norte-americano na relação comercial entre os dois países chegou a US$ 25 bilhões. “Dos dez produtos que os EUA mais exportam para o Brasil, oito têm tarifa zero, e a tarifa média final para todos os produtos e serviços é de 2,7%. O Brasil não é um problema para os EUA”, reforçou, de acordo com a Agência Brasil.

Você leu sobre tarifaço de Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!