Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Executiva brasileira é nomeada chefe do UBS no Brasil e líder para a AL

Executiva brasileira é nomeada chefe do UBS no Brasil e líder para a AL

O UBS, um conglomerado financeiro com sede em Zurique (Suíça), acaba de nomear a brasileira Sylvia Coutinho para chefiar a operação do UBS no Brasil. Ela também será líder da instituição para a América Latina.

O movimento evidencia a aceleração das executivas mulheres no primeiro escalão de instituições financeiras no continente, a exemplo de Tarciana Medeiros, que assumiu este ano a presidência do Banco do Brasil ($BBAS3), e Rita Serrano, nomeada para a presidência da Caixa Econômica Federal.

Tanto o BB quanto a Caixa são bancos públicos, ligados ao Poder Executivo, e as executivas foram nomeadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo faz parte da agenda do governo, que busca ter mais mulheres no primeiro escalão tanto do governo quanto de empresas públicas.

O UBS, por sua vez, é uma instituição privada, fundada em 1998, e tem mais de US$ 230 bilhões sob custódia, montante que o coloca à frente do JP Morgan e Itaú ($ITUB4).

Entretanto, o bancão só alcançou este patamar no primeiro semestre de 2023, quando comprou emergencialmente o Credit Suisse, que estava à beira de um colapso. Neste caso, a operação foi “intermediada” pela elite política e econômica do país que fica no coração da Europa.

UBS no Brasil

Em relação à Sylvia, ela assume o posto efetivamente dia 17 de julho de 2023. A executiva está na casa há mais de 10 anos.

Levantamento da Bloomberg aponta que ela já era a chefe do UBS no Brasil antes da fusão com o Credit Suisse, e também era chefe de gestão de patrimônio para a América Latina.

O bancão espera que a executiva assuma os esforços de integração, e supervisione a regulamentação, governança e colaboração entre os negócios da instituição em toda a região.

O UBS tem operação física nos EUA, em cidades como Miami, Nova York e Houston.

Já o UBS BB Investment Bank é o terceiro no ranking de transações de títulos de dívida locais no Brasil.

Sylvia

De acordo com informações de uma rede social de profissionais, ela acumula passagens por:

  • HSBC, 10 anos;
  • Citi, 19 anos;

Sylvia é engenheira pela USP, possui pós-graduação em economia pela USP e MBA em finanças pela Columbia.