Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Starlink avisa Anatel que não vai bloquear o X

Starlink avisa Anatel que não vai bloquear o X

Entenda melhor como está a briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes para o bloqueio da rede social X, antigo Twitter.

A Starlink, companhia de internet via satélite de Elon Musk, informou à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que não vai cumprir a decisão de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear o acesso ao X, antigo Twitter.

No último domingo (1), a empresa de Musk informou à agencia que não fará bloqueio até que as contas da Starlink, que também estão bloqueadas por ordem de Moraes, sejam desbloqueadas pela Justiça.

A informação foi divulgada pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, à TV Globo, e confirmada ao Poder360. O presidente da agência também mencionou que o gabinete de Moraes foi notificado sobre a posição da Starlink, para que as medidas cabíveis sejam avaliadas.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, a companhia é a maior provedora de internet via satélite do Brasil, controlando mais de 42% do mercado nesse segmento, com 215 mil clientes, incluindo escolas, repartições públicas, vilas e comunidades inteiras na Amazônia, além de embarcações e bases das Forças Armadas.

Quando considerados todos os provedores de internet no país, abrangendo todas as tecnologias, a Starlink ocupa a 16ª posição, com 0,4% do mercado de banda larga brasileiro. A maior parte de seus clientes (69.612) está na região Norte, seguida pela região Sudeste (63.097).

Os dados são da Anatel, que concedeu à Starlink a licença para operar no Brasil em 2022, com validade até 2027.

STF discute suspensão do X

Alexandre de Moraes convocou a 1ª Turma da Corte para analisar, em julgamento virtual, sua decisão de suspender o X. A sessão foi iniciada a 00h desta segunda-feira (2) e vai ter 24h de duração. Junto com Moraes, a 1ª Turma do STF conta com os ministros Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Carmen Lúcia.

O antigo Twitter começou a ser bloqueado pelas operadoras de internet, no Brasil, nas primeiras horas do último sábado (31), a partir da decisão de Moraes, na sexta-feira (30). A medida foi tomada após descumprimento ao prazo de 24 horas dado pelo ministro ao maior bilionário do mundo, Elon Musk, dono da plataforma, para indicar um representante legal do X no país.

Anteriormente, em 17 de agosto, Musk informou o fechamento da sede da companhia no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anuncio foi feito após descumprimentos de determinações do ministro. Entre elas, a que foi pedido bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.

Ao anunciar a saída do país, em post, Musk divulgou uma decisão sigilosa do ministro. De acordo com o documento, o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Policia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.

Você leu sobre X. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!