O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou o bloqueio das contas da Starlink Holding, empresa pertencente ao bilionário Elon Musk. A medida foi feita em resposta à ausência de um representante legal da rede social X no Brasil. A decisão provocou uma nova reação do empresário.
Na semana passada, Moraes identificou a existência de um “grupo econômico de fato” sob o comando de Musk e, em 18 de agosto, determinou o bloqueio de todos os valores financeiros desse grupo no Brasil, como forma de garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça brasileira contra a rede social X, antigo Twitter. As informações são do G1.
De acordo com a publicação, além da rede social X, a Starlink é outra empresa sob a direção de Musk que opera no país. A emprsa fornece serviços de internet via satélite, com foco especial na região Norte do Brasil.
O que é a Starlink?
De acordo com informações no site oficial, a Starlink considera-se a primeira e maior rede de satélites do mundo a usar uma órbita terrestre baixa para fornecer internet banda larga apta a streaming, jogos on-line, chamadas de vídeo e outros.
Combinando satélites avançados, a proposta da Starlink é de oferecer internet de alta velocidade e baixa latência para usuários em todo o mundo. A companhia possui planos para usuários residenciais, empresas e também para meios de transporte que necessitam de uma rede via satélite, como navios e iates.
Musk pediu a Moraes “para sair”
O CEO da Tesla afirmou recentemente que o ministro do STF deve deixar a Corte. As declarações de Musk ocorreram após o anúncio de que o X encerrou suas operações no Brasil, em resposta a uma suposta ameaça de Moraes à equipe local.
“Devido às exigências do ‘ministro’ Alexandre no Brasil, que nos forçariam a violar (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, o X não teve outra opção senão encerrar nossas operações locais no Brasil. Ele é uma verdadeira desgraça para a Justiça“, escreveu Musk, ao compartilhar o comunicado oficial da empresa.
Você leu sobre Starlink. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!