O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou em entrevista ao programa “Meet the Press”, da NBC, que não há garantias de que o país escapará de uma recessão, embora um ajuste econômico possa ocorrer. No entanto, ele descartou a possibilidade de uma crise financeira.
Ao ser questionado se poderia assegurar que não haveria recessão durante o governo de Donald Trump, Bessent respondeu: “Não há garantias. Quem teria previsto a Covid?”. Ele defendeu a implementação de políticas sólidas e sustentáveis, destacando a necessidade de reduzir os chamados gastos excessivos do governo.
Sobre a possibilidade de um ajuste econômico resultar em recessão, Bessent argumentou que “não há razão para que isso aconteça”. Ele minimizou as preocupações com a recente queda das ações, classificando-a como uma correção saudável e afirmando que os mercados se beneficiarão de políticas tributárias favoráveis, desregulamentação e segurança energética.
“Teremos uma transição, não uma crise”, afirmou.
Trump já havia falado de recessão na semana passada
Os mercados acionários dos Estados Unidos encerraram a semana passada em forte queda, refletindo a crescente incerteza gerada pelas frequentes mudanças de política do presidente Donald Trump.
O debate sobre uma possível recessão se intensificou após declarações do ex-presidente Donald Trump à Fox News no dia 9 de março. Questionado sobre o risco de recessão em 2025, Trump reconheceu que o país pode estar atravessando um “período de transição”, mas minimizou os impactos das tarifas comerciais impostas por sua administração, reforçando que essas medidas fazem parte de uma estratégia para “trazer a riqueza de volta à América”.
Você leu sobre a fala do secretário do Tesouro dos EUA sobre recessão. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!