A Sabesp (SBSP3) pode ser privatizada utilizando um modelo semelhante ao que foi aplicado na Eletrobras (ELET3; ELET6). Segundo o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esse seria o melhor modelo, pois a companhia já é listada em bolsa, embora tenha o governo paulista como principal acionista.
Em matéria do jornal Valor Econômico, Freitas comparou a companhia de abastecimento de águas com a empresa de eletricidade recém-privatizada. “Os contratos de concessão em uma privatização podem ser prorrogados. E essa prorrogação, por exemplo, com a cidade de São Paulo gera um upside, um valor muito grande que pode ser transposto na redução de tarifa”, disse ele, durante palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
- Abra sua Conta de Investimentos na EQI!
Freitas aproveitou para adiantar que deve procurar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Mundial para buscar uma estruturação para o modelo ideal de venda da companhia, conforme o Broadcast.
Se for na linha do que foi feito com a Eletrobras, o governo paulista fará uma oferta de ações de modo a diluir a participação governamental até que não seja mais o principal acionista. Porém, terá o direito de deter uma golden share, tipo especial de ação com poder de veto em questões consideradas estratégicas.
Sabesp (SBSP3) é a segunda companhia a buscar modelo na Eletrobras
Recentemente, o governo do estado do Paraná iniciou o processo de diluição de sua participação na Copel (CPLE6), sendo a primeira empresa a buscar a privatização nos moldes adotados com a Eletrobras.
No dia 25 de novembro, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou o texto que prevê a privatização da Copel (CPLE6), por meio da pulverização das ações da empresa, de forma com que o controle acionário da companhia saia das mãos do governo estadual do Paraná.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI
De acordo com a proposta, nenhuma acionista individual ou grupo de acionistas terá mais de 10% do total de votos nas decisões da corporação. O Poder Executivo diz ainda que o estado do Paraná vai manter uma participação acionária relevante e com poder de veto de exclusividade do governo.
Atualmente, o governo de São Paulo possui 50,26% do capital social da Sabesp, segundo dados da B3 (B3SA3). O restante dos papéis – 49,74% – está negociado na bolsa de valores.
Quer saber mais sobre a Sabesp (SBSP3) e investir melhor? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato






