Estar em dia com a Receita Federal traz duas implicações: produzir a declaração e acompanhar a restituição.
Como o prazo para declarar já passou, os brasileiros querem saber, agora, acerca da restituição do Imposto de Renda.
Entretanto, nem sempre “o roteiro sai como pensado”, e correções são demandadas. Portanto, se você não recebeu a restituição do IR, saiba o que fazer.
Mas, afinal, o que fazer?
Pois bem, o primeiro passo é contatar a Central de Atendimento do Banco do Brasil ou buscar assistência presencial na Receita Federal.
Mas, atenção, pois a Receita tem escritórios somente em cidades de médio porte, logo, se sua cidade for estimada em pequeno porte, talvez tenha que se deslocar alguns quilômetros.
Antes disso, porém, é recomendado que se aguarde três ou quatro dias após a data da referida restituição, para que se confirme o não depósito dos valores.
Outra medida que deve ser levada em consideração, antes de se dirigir à Receita, é checar se houve imprecisões na Declaração, de maneira a promover correções extemporâneas, ou seja, fora do prazo.
Você precisa se certificar, ainda, se está dentro das considerações que lhe permitem receber a restituição, pois há pessoas cujo direito, neste caso, está ausente.
Por fim, podem ocorrer falhas entre a Receita e o Banco do Brasil. Neste caso, a primeira dica é a mais válida: aguardar três ou quatro dias para confirmar que o dinheiro não “pingou” na conta.
Como consultar?
Em relação à consulta, o acompanhamento do processo se dá pela área “Meu Imposto de Renda” no portal e-CAC. Também pode ser feita busca pela palavra-chave “Consulta de restituição do IRPF” na internet, encontrando uma página oficial do governo federal.
Outra alternativa é utilizar o aplicativo da Receita Federal disponível para dispositivos móveis iOS e Android. Siga o passo a passo a seguir para verificar a situação atual:
- Baixe o aplicativo “Meu Imposto de Renda” no seu celular ou tablet;
- Abra o aplicativo e procure pela opção “Consulta de Restituição” no menu principal;
- Informe o CPF e o ano do Imposto de Renda a ser consultado;
- Clique no botão “Consultar” e aguarde o processamento das informações.
Por meio da consulta no portal ou no aplicativo, é possível verificar se há direito a alguma restituição e em qual lote o pagamento será realizado pela Receita Federal.
- SAIBA TUDO SOBRE A RESTITUIÇÃO DO IR E INVISTA ESSE DINHEIRO COM ASSERTIVIDADE, AFINAL, SUA FAMÍLIA MERECE