Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Renda Fixa
Conjuntura da macroeconomia abre janela rara para prefixados: entenda

Conjuntura da macroeconomia abre janela rara para prefixados: entenda

Segundo relatório do banco Safra, esse cenário torna mais atrativa a estratégia de travar taxas nominais agora, antes de uma possível reprecificação do mercado

O ambiente macroeconômico começa a formar uma janela considerada favorável para investimentos em renda fixa prefixada, impulsionado pela combinação de inflação em desaceleração e curva de juros ainda carregando prêmios elevados. Segundo relatório do banco Safra, esse cenário torna mais atrativa a estratégia de travar taxas nominais agora, antes de uma possível reprecificação do mercado.

Com isso, a instituição recomenda uma alocação tática em Letras do Tesouro Nacional (LTNs) – de curto e médio prazo – papéis com vencimentos próximos a cinco anos — por oferecerem, segundo o banco, melhor equilíbrio entre taxa, risco e potencial de valorização.

A leitura é de que o processo desinflacionário está disseminado: o núcleo EX0, que exclui itens voláteis, permanece perto de 4% em termos anualizados, nível compatível com o centro da meta, enquanto o IPCA cheio desacelera de forma constante desde abril de 2024. A queda simultânea das medidas de difusão reforça que a perda de força inflacionária ocorre de maneira ampla, reduzindo o risco de reaceleração no curto prazo.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,18% em novembro, informou o IBGE nesta quarta-feira (12). O resultado representa uma aceleração moderada frente aos 0,09% de outubro, mas marca a menor variação para o mês desde 2018, quando houve deflação de 0,21%.

Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Investimentos, o dado de novembro reforça uma percepção de melhora gradual da inflação.

Publicidade
Publicidade

“O IPCA de novembro veio exatamente em linha com a nossa projeção. O número é bom, com uma abertura que mostrou melhora nos serviços, ainda que pequena, e desaceleração nos núcleos”, afirmou.

Mesmo assim, ele chama atenção para uma preocupação importante: “Existe uma preocupação na inflação de serviços relacionada aos custos de mão de obra, que continuam acelerando. Isso depende de o mercado de trabalho mostrar uma desaceleração mais clara daqui pra frente.”

Títulos LTNs se tornam mais competitivos

Esse pano de fundo torna as LTNs mais competitivas, uma vez que o juro fixo contratado se converte em ganho real maior e mais previsível. Além disso, o Safra observa que as medidas de inflação implícita seguem acima do IPCA projetado — com prêmios entre 50 e 70 pontos-base nos vértices de 2, 5 e 10 anos.

A implícita B2, por exemplo, permanece próxima de 4,5%, mesmo com o Boletim Focus estimando inflação entre 3,8% e 4,1% no horizonte relevante. Para o banco, essa discrepância evidencia um “excesso de prêmio inflacionário”, sobretudo nas LTNs 2027–2029, que oferecem juro real ex-ante superior ao das NTN-Bs, mesmo apresentando prazos menores.

Outro ponto destacado é que as taxas nominais negociadas hoje se encontram em patamar historicamente elevado. O vértice de três anos, ao redor de 13,5%, está acima da média observada em períodos de maior estabilidade e próximo dos níveis atingidos em ciclos de aperto monetário mais agressivos. Para o Safra, a combinação de Selic em topo, inflação convergente e curva inclinada repete padrões de momentos anteriores que antecederam movimentos de queda nas taxas prefixadas.

O conjunto de dados analisado pelo banco reforça a tese de que os títulos prefixados estão baratos em termos nominais e reais, carregam prêmio inflacionário relevante e se beneficiam de um cenário de desinflação estrutural. Com isso, o Safra reafirma sua recomendação de incremento tático em LTNs, com prioridade para prazos intermediários, onde o prêmio oferecido pela curva é mais evidente.

Leia também

LTN – Sensibilidade Taxa vs. Valorização (%).

O que são LTNs?

A LTN tem uma remuneração prefixada. Isso quer dizer que é uma modalidade de aplicação na qual é possível saber o rendimento já no ato que o dinheiro é investido.

Justamente por esse motivo, sua nomenclatura foi alterada na plataforma do Tesouro Direto em 2015, passando a chamar-se Tesouro Prefixado. Ou seja, LTN e Tesouro Prefixado são o mesmo papel.

Esse tipo de aplicação é muito útil para quem dispõe de tempo suficiente para deixar seu dinheiro aplicado até o prazo de vencimento. Ou seja, quem tem um bom planejamento financeiro pode se beneficiar desse papel.

A razão disso é que em casos de resgate antecipado, o título estará sujeito ao preço oferecido pelo mercado no instante em que se deseja fazer a venda da LTN.

Em cenário desafiador, EQI Research busca equilíbrio

A EQI Research considera o atual cenário desafiador, mas manteve a alocação da carteira Vivendo de Renda, dividida entre renda fixa, FIIs, FI-Infra e ações inalterada para todos os perfis, preservando o equilíbrio entre proteção, isenção fiscal e potencial de renda.

“Mesmo com Selic elevada, risco eleitoral crescente e debates sobre o Imposto de Renda Mínimo, o racional central da carteira permanece o mesmo: garantir previsibilidade de fluxo em cenários de juros altos e defender o investidor, caso o ambiente político pressione a curva”, explica Carol Borges, analista de Fundos Imobiliários e Head da casa de análise.

O resultado é uma carteira mais equilibrada, menos dependente de casos cíclicos e mais ancorada em negócios que combinam qualidade operacional e distribuição recorrente. Clique aqui e baixe o relatório completo.

Quer saber mais sobre onde investir em 2026? Então acesse abaixo o relatório produzido sobre a EQI Research! Aproveite, e acesse o app EQI+, para mais informações sobre investimentos!