O ambiente macroeconômico começa a formar uma janela considerada favorável para investimentos em renda fixa prefixada, impulsionado pela combinação de inflação em desaceleração e curva de juros ainda carregando prêmios elevados. Segundo relatório do banco Safra, esse cenário torna mais atrativa a estratégia de travar taxas nominais agora, antes de uma possível reprecificação do mercado.
Com isso, a instituição recomenda uma alocação tática em Letras do Tesouro Nacional (LTNs) – de curto e médio prazo – papéis com vencimentos próximos a cinco anos — por oferecerem, segundo o banco, melhor equilíbrio entre taxa, risco e potencial de valorização.
A leitura é de que o processo desinflacionário está disseminado: o núcleo EX0, que exclui itens voláteis, permanece perto de 4% em termos anualizados, nível compatível com o centro da meta, enquanto o IPCA cheio desacelera de forma constante desde abril de 2024. A queda simultânea das medidas de difusão reforça que a perda de força inflacionária ocorre de maneira ampla, reduzindo o risco de reaceleração no curto prazo.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,18% em novembro, informou o IBGE nesta quarta-feira (12). O resultado representa uma aceleração moderada frente aos 0,09% de outubro, mas marca a menor variação para o mês desde 2018, quando houve deflação de 0,21%.
Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Investimentos, o dado de novembro reforça uma percepção de melhora gradual da inflação.
“O IPCA de novembro veio exatamente em linha com a nossa projeção. O número é bom, com uma abertura que mostrou melhora nos serviços, ainda que pequena, e desaceleração nos núcleos”, afirmou.
Mesmo assim, ele chama atenção para uma preocupação importante: “Existe uma preocupação na inflação de serviços relacionada aos custos de mão de obra, que continuam acelerando. Isso depende de o mercado de trabalho mostrar uma desaceleração mais clara daqui pra frente.”
Títulos LTNs se tornam mais competitivos
Esse pano de fundo torna as LTNs mais competitivas, uma vez que o juro fixo contratado se converte em ganho real maior e mais previsível. Além disso, o Safra observa que as medidas de inflação implícita seguem acima do IPCA projetado — com prêmios entre 50 e 70 pontos-base nos vértices de 2, 5 e 10 anos.
A implícita B2, por exemplo, permanece próxima de 4,5%, mesmo com o Boletim Focus estimando inflação entre 3,8% e 4,1% no horizonte relevante. Para o banco, essa discrepância evidencia um “excesso de prêmio inflacionário”, sobretudo nas LTNs 2027–2029, que oferecem juro real ex-ante superior ao das NTN-Bs, mesmo apresentando prazos menores.
Outro ponto destacado é que as taxas nominais negociadas hoje se encontram em patamar historicamente elevado. O vértice de três anos, ao redor de 13,5%, está acima da média observada em períodos de maior estabilidade e próximo dos níveis atingidos em ciclos de aperto monetário mais agressivos. Para o Safra, a combinação de Selic em topo, inflação convergente e curva inclinada repete padrões de momentos anteriores que antecederam movimentos de queda nas taxas prefixadas.
O conjunto de dados analisado pelo banco reforça a tese de que os títulos prefixados estão baratos em termos nominais e reais, carregam prêmio inflacionário relevante e se beneficiam de um cenário de desinflação estrutural. Com isso, o Safra reafirma sua recomendação de incremento tático em LTNs, com prioridade para prazos intermediários, onde o prêmio oferecido pela curva é mais evidente.
Leia também
- LTN: entenda o título de tesouro Pré-fixado
- Tesouro Nacional prepara lançamento do Tesouro 24h
- Patrimônio líquido da União fica negativo em R$ 5,9 tri em 2024, diz Tesouro Nacional

O que são LTNs?
A LTN tem uma remuneração prefixada. Isso quer dizer que é uma modalidade de aplicação na qual é possível saber o rendimento já no ato que o dinheiro é investido.
Justamente por esse motivo, sua nomenclatura foi alterada na plataforma do Tesouro Direto em 2015, passando a chamar-se Tesouro Prefixado. Ou seja, LTN e Tesouro Prefixado são o mesmo papel.
Esse tipo de aplicação é muito útil para quem dispõe de tempo suficiente para deixar seu dinheiro aplicado até o prazo de vencimento. Ou seja, quem tem um bom planejamento financeiro pode se beneficiar desse papel.
A razão disso é que em casos de resgate antecipado, o título estará sujeito ao preço oferecido pelo mercado no instante em que se deseja fazer a venda da LTN.
Em cenário desafiador, EQI Research busca equilíbrio
A EQI Research considera o atual cenário desafiador, mas manteve a alocação da carteira Vivendo de Renda, dividida entre renda fixa, FIIs, FI-Infra e ações inalterada para todos os perfis, preservando o equilíbrio entre proteção, isenção fiscal e potencial de renda.
“Mesmo com Selic elevada, risco eleitoral crescente e debates sobre o Imposto de Renda Mínimo, o racional central da carteira permanece o mesmo: garantir previsibilidade de fluxo em cenários de juros altos e defender o investidor, caso o ambiente político pressione a curva”, explica Carol Borges, analista de Fundos Imobiliários e Head da casa de análise.
O resultado é uma carteira mais equilibrada, menos dependente de casos cíclicos e mais ancorada em negócios que combinam qualidade operacional e distribuição recorrente. Clique aqui e baixe o relatório completo.
Quer saber mais sobre onde investir em 2026? Então acesse abaixo o relatório produzido sobre a EQI Research! Aproveite, e acesse o app EQI+, para mais informações sobre investimentos!






