A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (12) o cronograma de restituição do IR 2025, ano-base 2024. O prazo para entrega da declaração inicia-se em 17 de março e encerra-se em 30 de maio de 2025. Quem tem direito à restituição e deseja receber o valor o quanto antes deve ficar atento às datas e às regras de prioridade.
Calendário de Restituição do IR 2025
A restituição do Imposto de Renda será paga em cinco lotes, conforme o seguinte cronograma:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Quem tem prioridade na restituição?
A Receita Federal define uma ordem de prioridade para a restituição, garantindo que alguns grupos recebam o pagamento antes dos demais, independentemente da data de entrega da declaração. A prioridade segue a seguinte ordem:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Quem utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber via PIX.
Como receber a restituição mais rápido?
Os contribuintes que enviarem a declaração com antecedência tendem a receber a restituição mais cedo. Entretanto, erros ou omissões podem levar a declaração para a malha fina, atrasando o pagamento. Para evitar problemas, é importante revisar os dados antes de enviar e utilizar a declaração pré-preenchida sempre que possível.
A Receita Federal recomenda que os contribuintes acompanhem a situação de sua declaração no portal e-CAC e fiquem atentos ao prazo de entrega para evitar contratempos.
Leia também:
- Meu Imposto de Renda não existe mais: como fazer a declaração?
- IR 2025: Receita libera para download programa para declaração
- IR 2025: declaração vai até 30 de maio; veja o que muda
Você leu sobre Restituição do IR 2025. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!