Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Restituição do imposto de renda: aberta consulta ao segundo lote

Restituição do imposto de renda: aberta consulta ao segundo lote

A Receita Federal inicia nesta sexta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Terão direito, 5 milhões de contribuintes que entregaram a declaração e o lote inclu também restituições residuais de anos anteriores.

De acordo com a Receita, 5.138.476 contribuintes devem receber R$ 7,5 bilhões e esse valor será destinado para contribuintes com prioridade no reembolso do IR deste ano. A previsão é que o pagamento seja feito a partir do dia 30, na conta ou na chave pix do tipo CPF que foi informada quando da declaração.

Dados da Receita dão conta de que a maior parte, ou seja, 3.490.513 contribuintes, preferiram informar uma chave pix para recebimento da restituição. Trata-se de uma novidade implementada este ano, bem como a declaração pré-preenchida. Esses tipos de dados dão prioridade ao recebimento.

Os demais contribuintes que tem direito a prioridade legal, são 130.088 idosos acima de 80 anos; 978.397 entre 60 e 79 anos; 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e mais 468.889 contribuintes que declararam o magistério como fonte de renda. Os dados são da Agência Brasil.

Restituição do imposto de renda: consulta pode ser feita na internet

Para saber se terá direito a restituição neste segundo lote, o contribuinte poderá consultar a página da Receita Federal na internet, na aba “Meu Imposto de Renda”; em seguida, acessar a opção “consultar a restituição”. O aplicativo da Receita também poderá ser utilizado para consulta à restituição.

Publicidade
Publicidade

A Receita Federal pagou no dia 31 de maio, o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2023, referente ao ano-calendário de 2022. O dinheiro foi depositado na conta indicada por cerca de 4 milhões de contribuintes considerados prioritários, que receberam cerca de R$ 7,5 bilhões.

Recebeu a restituição do Imposto de Renda e deseja investir o valor? Uma das possibilidades é o Tesouro Direto. Saiba mais!