Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Número de vagas nos EUA cai para 8,7 milhões, informa relatório JOLTS

Número de vagas nos EUA cai para 8,7 milhões, informa relatório JOLTS

O número de vagas de emprego disponíveis nos Estados Unidos diminuiu para 8,7 milhões no último dia útil de outubro, informou o relatório JOLTS, divulgado nesta terça-feira (5) pelo Departamento do Trabalho norte-americano (BLS). O mercado projetava um total de 9,3 milhões de posições de trabalho disponíveis no país.

Em setembro, o número de postos nos EUA era de 9,55 milhões. O número de contratações foi de 5,9 milhões, e a taxa foi de 3,7% pelo terceiro mês consecutivo.

Ao longo do mês de outubro, o número de contratações e o total de desligamentos pouco mudaram, em 5,9 milhões e 5,6 milhões, respectivamente. As demissões voluntárias foram de 3,6 milhões, enquanto os layoffs e desligamentos foram de 1,6 milhão.

A taxa de abertura de emprego, de 5,3%, diminuiu 0,3 ponto percentual (p.p.) no mês e 1,1 p.p. no ano. Ao longo do mês, as vagas de emprego recuaram nos setores de saúde e assistência social (-236 mil), finanças e seguros (-168 mil), e imobiliário (-49 mil). Por outro lado, as posições aumentaram em informação (+39 mil).

Publicidade
Publicidade

Jolts e política monetária: entenda relação

Para especialistas, o mercado de trabalho começa a desacelerar, ainda que de maneira gradual e em patamar apertado. A tendência fica mais clara em diversos números, conforme mais pessoas passam a buscar empregos. Em geral, o enfraquecimento é uma boa notícia para o banco central. 

Na última reunião de política monetária, em 1° de novembro, o Federal Reserve comunicou que “osganhos do mercado de trabalho diminuem lentamente desde o início do ano, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego continua baixa“.

Especialistas aguardam a divulgação do payroll nesta sexta-feira (8), dado oficial do mercado de trabalho dos Estados Unidos.