A produção industrial dos Estados Unidos caiu 0,6% em outubro. Grande parte da queda deve-se ao recuo de 10% na produção de veículos e peças, afetada pelas greves das montadoras no país. Sem contabilizar automóveis, o índice de produção industrial dos EUA subiu 0,1%.
A produção manufatureira recuou 0,7% em outubro, conforme dados do Federal Reserve divulgados nesta quinta-feira (16). Os números de setembro foram revisados para baixo, mostrando que a produção industrial dos EUA aumentou 0,2% – o dado anterior era de 0,4%.
A greve nos Estados Unidos das principais montadoras é a mais recente de uma série de conflitos trabalhistas que tem mostrado impactos na economia do país, com a paralisação do United Auto Workers (UAW, Sindicato dos Trabalhadores Automotivos em tradução literal).
O conflito faz parte de um padrão, o que resultou no maior número de horas de trabalho “perdidas” em cerca de 23 anos, segundo estatísticas do Departamento do Trabalho norte-americano.
Produção industrial dos EUA: entenda queda
A produção nas fábricas teve queda de 1,7% em outubro em relação ao mesmo período de 2022.
A manufatura, que corresponde a 11,1% da economia, tem sido prejudicada pelos custos mais altos de empréstimos, com os gastos das empresas com equipamentos, que diminuíram no terceiro trimestre de 2023.
Em outubro, a produção de mineração aumentou 0,4% depois de ter ficado inalterada em setembro. Em serviços públicos, houve queda de 1,6%, após recuo de 0,6% no mês anterior.