A proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de utilização da poupança regional para estimular o desenvolvimento na América do Sul causou confusão e polêmica nas redes sociais, inclusive com divulgação de informações falsas de que o governo poderia realizar um novo confisco dos investimentos do país, como ocorreu em 1990.
O governo correu para desmentir as informações sobre a poupança regional, com direito a nota da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) explicando que as falas de Lula durante o encontro de cúpula com os presidentes da América do Sul, na última terça-feira (30), foram retiradas de contexto.
Lula disse o seguinte: “Colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES”.
Segundo a Secom , o Ministério da Fazenda reforçou que a proposta de Lula não trata da caderneta de poupança dos brasileiros e que a palavra “poupança” foi usada no sentido de reserva financeira.
Os bancos citados por Lula são:
- CAF (Corporación Andina de Fomento), com sede na Venezuela;
- Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), na Bolívia;
- Banco do Sul, também com sede na Venezuela;
- BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), banco de fomento do governo brasileiro
Durante o discurso, Lula citou também a possibilidade da criação de uma moeda comum da América do Sul para o uso de transações de comércio exterior, em mais um capítulo de sua cruzada para reduzir o uso do dólar nas transações internacionais sem a participação dos Estados Unidos, como o Brasil já está fazendo com a China e havia discutido superficialmente em reuniões anteriores com representantes da Argentina. Também não houve a apresentação de uma proposta concreta sobre o tema.
Poupança regional: o que há de concreto
Na prática, os presidentes sul-americanos publicaram uma carta de intenções, chamada de Consenso de Brasília, que traz apenas discussões retóricas sobre possíveis estratégias conjuntas de ação para fomentar o desenvolvimento da região. O texto cita, por exemplo, que “a importância da integração regional deve ser parte das soluções para enfrentar os desafios compartilhados da construção de um mundo pacífico e do fortalecimento da democracia”.
Na parte de comércio exterior, o texto diz o seguinte: “(Os presidentes) comprometeram-se a trabalhar para o incremento do comércio e dos investimentos entre os países da região; a melhoria da infraestrutura e logística; o fortalecimento das cadeias de valor regionais; a aplicação de medidas de facilitação do comércio e de integração financeira; a superação das assimetrias; a eliminação de medidas unilaterais; e o acesso a mercados por meio de uma rede de acordos de complementação econômica, inclusive no marco da Aladi, tendo como meta uma efetiva área de livre comércio sul-americana.”
A citada Aladi, Associação Latino-Americana de Integração, é um grupo multilateral que inclui os dez países sul-americanos, mais Cuba, México e Panamá. Criada em 1980, quando boa parte da região vivia sob o domínio de regimes militares, a entidade serviu como suporte para a criação de tratados bilaterais e também do Mercosul, acordo que juntou Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai desde 1991 numa região de livre circulação de pessoas e mercadorias.
Poupança regional: o que foi o confisco de 1990
Logo ao assumir a presidência em março de 1990, como primeiro governante do país eleito por voto direto desde 1960, Fernando Collor apresentou um plano econômico de combate à inflação, que atingia na época os dois dígitos mensais – em fevereiro de 1990, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 75,73%.
Dentro do plano, uma das medidas para enxugar a liquidez do mercado foi o empréstimo compulsório de todos os valores em conta corrente e poupança acima de 50 mil cruzados novos – a moeda que foi substituída pelo cruzeiro, mas sem corte de zeros naquela ocasião.
Esse valor seria equivalente, hoje, a R$ 12.715,88, considerando os seis zeros cortados de lá para cá e uma inflação acumulada de, atenção, 69.937.230,40%, segundo a calculadora do IPCA presente no site do IBGE.
À época, a medida provocou forte recessão, com muitos micro e pequenos empresários sem ter condição de arcar com despesas com fornecedores e folhas de pagamento e sendo levados à falência. Para se ter uma ideia, o salário mínimo da época era de NCz$ 3.674,06 – ou seja, o valor cujo saque era permitido se restringia a menos de 15 salários mínimos.
O nome que pegou entre a população mesmo foi “confisco”, já que o dinheiro retido, salvo empresas que conseguiram vencer ações na Justiça à época, só foi liberado 18 meses depois, em setembro de 1991, em 18 parcelas mensais, com reajustes que foram depois contestados judicialmente em ações coletivas que tramitaram por décadas e geraram precatórios, ou seja, dívidas do governo com os cidadãos. Pior: não resolveu o problema da inflação: em maio de 1990, o IPCA mais baixo daquele ano foi de 7,59%; em junho, o índice voltou ao patamar de dois dígitos mensais, 11,75%.
Para ficar claro: essa era a inflação de um único mês. Só a partir do Plano Real, em 1994, é que o Brasil enifm conseguiu trazer o índice de preços para números próximos dos patamares atuais,
E o trauma foi tão grande que qualquer fala sobre “poupança” que seja mal interpretada corre o risco de causar pânico e desinformação, como vimos mais uma vez nesta semana quando se falou em poupança regional.
Você leu sobre poupança regional. Para mais notícias como esta, clique aqui.
Baixe GRATUITAMENTE os melhores materiais da EQI Research e invista de forma estratégica:
- Agenda de Dividendos: Organize-se para um ano inteiro de renda passiva – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Calculadora Imóveis x Fundos Imobiliários: Compare e encontre a opção mais rentável para você – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Checklist de Fundos Imobiliários: Selecione os melhores FIIs para sua estratégia de dividendos – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Planilha de Ativos: Analise e acompanhe seus investimentos em Ações de forma eficaz – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Top 3 Small Caps: Descubra imediatamente 3 ativos brasileiros com alto potencial de crescimento para você investir hoje – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Planilha de Fundos Imobiliários: Tenha em mãos a planilha mais completa do mercado para para gerir seus FIIs – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR