O Ministério dos Portos e Aeroportos oficializou a federalização do Porto de Itajaí. O terminal, que pertence à União. Além disso, passará a ter gestão temporária associada ao Porto de Santos (SP).
O advogado João Paulo Tavares Bastos foi confirmado como novo administrador do porto. A indicação foi feita pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, que teve participou da articulação pela federalização.
Segundo nota divulgada pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, a decisão de assumir a gestão do Porto de Itajaí foi tomada após amplo debate dentro do governo. O terminal enfrentou um período de paralisação de quase dois anos nas operações com contêineres, devido ao atraso no leilão de concessão, que deveria ter sido concluído até 2022.
Porto de Itajaí: contrato provisório foi assinado há um ano
Em dezembro de 2023, o atual governo firmou um contrato provisório para retomar as atividades e regularizar o porto, reestabelecendo seu papel estratégico na economia catarinense. Com a federalização, espera-se um novo ciclo de desenvolvimento e integração para o Porto de Itajaí.
Até o início de dezembro deste ano, o Porto de Itajaí movimentou quase 11,5 mil toneladas de cargas e recebeu 1.005 navios, de acordo com dados divulgados pela autoridade portuária. Os números refletem a retomada das atividades do terminal, agora sob gestão federal associada ao Porto de Santos.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou os benefícios da colaboração entre os dois portos. “O trabalho conjunto entre Santos e Itajaí fortalece a competitividade logística, facilita a otimização de rotas e operações e melhora a eficiência no atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico de ambas as regiões”, afirmou o ministro.
Você leu sobre Porto de Itajaí. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!