O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil de fevereiro avançou de 52,8 em janeiro para 54,1 pontos em fevereiro. Com uma melhoria substancial nas condições de demanda, o PMI industrial do Brasil atingiu o maior patamar em 20 meses, segundo dados divulgados pela S&P Global nesta sexta-feira (1°).
O valor principal do PMI também ficou bem acima da média de longo prazo, de 50,6. A marca de 50 pontos separa a atividade do território de contração (para baixo) e expansão (para cima).
Com o avanço nas condições de demanda, houve um aumento de novos pedidos e da produção, revelou a S&P. As empresas intensificaram a compra de insumos e recrutaram mão de obra à taxa mais forte em 19 meses, impulsionando o PMI industrial do Brasil.
Com a diminuição das pressões na cadeia de suprimentos, as empresas conseguiram aumentar seus estoques e a inflação dos custos de insumos foi contida em relação à sua tendência de longo prazo, mostrou o índice.

- Veja: PMI de serviços do Brasil tem melhor nível em janeiro desde 2023
- Leia mais: PMI industrial do Brasil sobe a nível mais alto em 18 meses
PMI industrial do Brasil: primeiro trimestre tem impulso positivo
Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, comenta que, com base no impulso de janeiro, foram registrados aumentos mais expressivos nos pedidos às fábricas e na produção, “o que até agora é um bom sinal para o desempenho do primeiro trimestre”.
“Dados granulares mostraram que o excelente desempenho das empresas nas vendas foi alcançado principalmente por uma melhoria na demanda interna, uma vez que os pedidos para exportação caíram a uma taxa mais acentuada. A maior parte da deterioração nas vendas internacionais se concentrou na América do Sul, embora os participantes da pesquisa também tenham observado enfraquecimentos na Europa, no Japão e nos EUA.”
Com as empresas dispostas a buscar fornecedores alternativos para reduzir os atrasos nas entregas, os prazos de entrega ficaram praticamente estáveis em fevereiro, avaliou a diretora. “Isso colaborou para a primeira expansão nos estoques de insumos em seis meses e refreou um pouco as pressões sobre os custos.“