O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos, que engloba os setores industrial e de serviços, avançou de 52,0 para 52,5 pontos em fevereiro. A leitura final do PMI composto dos EUA foi divulgada S&P Global nesta terça-feira (5).
Analistas consultados pela FactSet projetavam uma queda do PMI composto dos EUA de 52,0 para 51,4 pontos.
Os dados de fevereiro indicaram uma recuperação “robusta e acelerada” nos volumes de produção do segmento de Bens de Consumo, informou a S&P, com o melhor desempenho pela primeira vez desde agosto de 2022.
O PMI de serviços dos EUA recuou de 52,5 para 52,3 pontos em fevereiro, segundo a S&P Global. A expectativa do mercado financeiro era de um recuo para 50,0 pontos.
- Leia: PMI industrial dos EUA cai em fevereiro; zona do euro permanece em contração
- Veja também: PMI de serviços do Brasil atinge maior alta em 19 meses
Os serviços ao consumidor ganharam um impulso considerável no mês, à medida que a atividade empresarial se expandiu no ritmo mais rápido desde agosto de 2023. A movimentação encerrou um período de quatro meses de queda.
Em contraste, o setor financeiro registou uma taxa de crescimento muito mais lenta em fevereiro, após o pico de 25 meses observado no início do ano, comunicou a agência.

Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global, avalia que os setores produtores de bens e serviços norte-americanos estão relatando coletivamente o crescimento mais acentuado desde junho passado, sugerindo mais um trimestre de “crescimento sólido do PIB”.
PMI composto da zona do euro sobe a 49,2 em fevereiro
O PMI composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, avançou de 47,9 em janeiro para 49,2 em fevereiro. Este é o maior nível do indicador em oito meses, segundo pesquisa final da S&P Global em parceria com o banco HCOB, divulgada nesta terça-feira (5).
A leitura final do PMI composto de fevereiro superou a pesquisa preliminar e a projeção do mercado financeiro, de 48,9 pontos em ambos os casos.

O PMI de serviços da zona do euro avançou de 48,4 para 50,2 pontos em fevereiro, também acima da projeção de 50,0.
Vale lembrar que números abaixo de 50 indicam contração da atividade econômica, enquanto o dado acima de 50 sugere expansão.
PMI de serviços na China recua em fevereiro
O PMI de serviços da China recuou de 52,7 para 52,5 pontos em fevereiro, divulgou a S&P Global, em pesquisa realizada com o Caixin Group. Apesar da queda, o indicador se manteve acima da linha de 50,0, que separa a contração da expansão da atividade, pelo 14º mês consecutivo.
Ainda assim, a taxa de expansão foi a mais suave registrada desde novembro. A recuperação da atividade também ficou abaixo da média de longo prazo para a série.
Já o PMI composto da China se manteve inalterado em fevereiro, nos mesmos 52,5 pontos de janeiro.
Wang Zhe, economista-sênior do Caixin Insight Group, avalia que a oferta e a procura continuaram a se expandir em fevereiro a um ritmo semelhante ao do mês anterior, diante da recuperação do mercado local. O especialista reforçou que o mercado de trabalho encolheu em fevereiro, com uma abordagem mais cautelosa nas contratações por parte das empresas.