Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Pix por aproximação estará disponível a partir do dia 28

Pix por aproximação estará disponível a partir do dia 28

A partir de 28 de fevereiro, o Banco Central lançará uma nova funcionalidade do Pix, que permitirá a realização de pagamentos instantâneos por aproximação. Com essa novidade, será possível efetuar pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, utilizando o aplicativo do banco ou uma carteira digital fornecida por instituições autorizadas.

Inicialmente, os pagamentos via Pix por aproximação terão um limite de R$ 500 por transação. No entanto, o usuário poderá ajustar esse valor, além de estabelecer um limite diário, conforme as diretrizes do Banco Central.

Atualmente, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, com 76,4% da população adotando essa opção. O cartão de débito vem em segundo lugar, sendo usado por 69,1%, seguido pelo dinheiro em espécie, com 68,9%, de acordo com a pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, publicada pelo Banco Central.

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Como usar o Pix por aproximação

Para ativar o Pix por aproximação em uma carteira digital, de acordo com o Banco Central, o usuário deve vincular sua conta à carteira, processo semelhante ao que é feito com os cartões de pagamento. Durante a vinculação, o cliente será redirecionado automaticamente para a instituição bancária onde possui conta, a fim de confirmar a autorização.

Depois de vincular a conta, ao realizar o pagamento, basta selecionar a opção de pagamento via Pix, aproximar o celular da maquininha, verificar se os dados estão corretos e confirmar a transação.

O procedimento é fácil: é só aproximar o celular da maquininha, sem precisar encostá-lo. Esse tipo de pagamento funciona de maneira similar aos cartões de aproximação.

Novas funcionalidades do pix em 2025

O Banco Central anunciou que o Pix continuará passando por melhorias ao longo de 2025. A partir de fevereiro, as regras para o pagamento de boletos serão aprimoradas, permitindo que eles sejam pagos diretamente via Pix. O usuário poderá escanear um QR Code específico presente no boleto para realizar o pagamento de forma instantânea.

Além disso, o lançamento do Pix automático está previsto para em breve, trazendo uma inovação para facilitar o gerenciamento de cobranças e pagamentos recorrentes. Essa funcionalidade vai proporcionar maior conveniência para os consumidores e mais previsibilidade financeira para as empresas.

Com o Pix automático, os pagamentos regulares poderão ser agendados na primeira transação, sendo processados de forma automática, sem a necessidade de ações manuais.

Você leu sobre pix por aproximação. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!