Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Novas regras para pagamento de boletos via Pix entram em vigor

Novas regras para pagamento de boletos via Pix entram em vigor

A partir desta segunda-feira (3), entram em vigor as novas regras do Banco Central (BC) para pagamento de boletos via Pix. A medida tem o objetivo de modernizar o sistema financeiro, oferecendo mais agilidade e segurança nas transações.

Com a mudança, os boletos poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas também por meio de um QR Code específico para o Pix. Embora a resolução tenha sido aprovada no ano passado, o recurso será implementado de forma experimental até que a regulamentação definitiva seja concluída em 2025.

Uma das principais vantagens do novo modelo é a compensação instantânea dos pagamentos via Pix, eliminando a espera de vários dias para a liquidação, como ocorre atualmente com alguns boletos bancários. Para realizar a transação, o usuário precisa apenas apontar a câmera do celular para o QR Code e concluir o pagamento.

Pagamento de boleto via pix: novo formato para pagamento de dívidas

Além dessa novidade, o Banco Central também criou o chamado boleto dinâmico, voltado para o pagamento de dívidas representadas por títulos negociáveis, como a duplicata escritural prevista na Lei 13.775/2018. O novo formato busca garantir maior segurança tanto para quem paga quanto para quem recebe, assegurando que os valores sejam destinados ao verdadeiro detentor do crédito.

Publicidade
Publicidade

O boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título financeiro, garantindo que as negociações sejam realizadas de maneira confiável. Para o pagador, isso significa a possibilidade de quitar dívidas de forma simples e automática, enquanto o credor ou financiador do título recebe os recursos de forma segura e sem necessidade de trocas de instrumentos de pagamento.

A operacionalização do boleto dinâmico dependerá da aprovação e implementação de sistemas de escrituração ou registro autorizados pelo BC. A expectativa é que o novo sistema esteja em funcionamento em até seis meses após a validação de pelo menos um desses sistemas.

Você leu sobre pagamento de boleto via pix. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!