A partir desta segunda-feira (3), entram em vigor as novas regras do Banco Central (BC) para pagamento de boletos via Pix. A medida tem o objetivo de modernizar o sistema financeiro, oferecendo mais agilidade e segurança nas transações.
Com a mudança, os boletos poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas também por meio de um QR Code específico para o Pix. Embora a resolução tenha sido aprovada no ano passado, o recurso será implementado de forma experimental até que a regulamentação definitiva seja concluída em 2025.
Uma das principais vantagens do novo modelo é a compensação instantânea dos pagamentos via Pix, eliminando a espera de vários dias para a liquidação, como ocorre atualmente com alguns boletos bancários. Para realizar a transação, o usuário precisa apenas apontar a câmera do celular para o QR Code e concluir o pagamento.
Pagamento de boleto via pix: novo formato para pagamento de dívidas
Além dessa novidade, o Banco Central também criou o chamado boleto dinâmico, voltado para o pagamento de dívidas representadas por títulos negociáveis, como a duplicata escritural prevista na Lei 13.775/2018. O novo formato busca garantir maior segurança tanto para quem paga quanto para quem recebe, assegurando que os valores sejam destinados ao verdadeiro detentor do crédito.
O boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título financeiro, garantindo que as negociações sejam realizadas de maneira confiável. Para o pagador, isso significa a possibilidade de quitar dívidas de forma simples e automática, enquanto o credor ou financiador do título recebe os recursos de forma segura e sem necessidade de trocas de instrumentos de pagamento.
A operacionalização do boleto dinâmico dependerá da aprovação e implementação de sistemas de escrituração ou registro autorizados pelo BC. A expectativa é que o novo sistema esteja em funcionamento em até seis meses após a validação de pelo menos um desses sistemas.
Você leu sobre pagamento de boleto via pix. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!