O Pix consolidou-se como o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, superando o uso de dinheiro em espécie, segundo pesquisa divulgada pelo Banco Central (BC). O estudo revelou que 46% dos entrevistados utilizam o Pix com maior frequência, e 76,4% da população já aderiram à ferramenta de pagamento instantâneo.
Na edição anterior da pesquisa, realizada em 2021, o Pix havia sido recém-lançado e era utilizado por 46% dos brasileiros, mas apenas 17% o consideravam seu meio de pagamento preferido.
O levantamento entrevistou duas mil pessoas entre 28 de maio e 1 de julho de 2024, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,1%, segundo o BC.
Após o Pix, o cartão de débito é a segunda forma de pagamento mais popular, preferida por 26,4% dos brasileiros e usada por 69,1% da população.
- Leia também: Pix agora tem regras de adesão mais rígidas; saiba quais são
- Pix por aproximação é lançado
Popularização do Pix como meio de pagamento
Antes da popularização do Pix, em 2021, o dinheiro em espécie liderava como principal forma de pagamento, preferido por 41,7% dos brasileiros e utilizado por 83,6% da população. Hoje, o dinheiro é o meio de pagamento favorito de 22% dos entrevistados e utilizado por 68,9% das pessoas.
A pesquisa também revelou que o uso de dinheiro em espécie é mais comum entre pessoas com menor renda: 75% daqueles que ganham até dois salários mínimos e 69% entre os que recebem entre dois e cinco salários mínimos.
Além do dinheiro, os cartões de débito e crédito continuam sendo opções frequentes. O cartão de crédito, inclusive, é apontado como o meio de pagamento mais utilizado em estabelecimentos comerciais, segundo 42% dos caixas entrevistados.
Você leu que o Pix já é o principal meio de pagamento no Brasil. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!