O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou hoje (29) o lançamento do Pix por aproximação. A novidade será apresentada em um evento na próxima segunda-feira (4), em São Paulo, com uma mesa redonda que contará com representantes do Google e do Banco Central. A parceria permitirá que os usuários façam transferências e pagamentos diretamente pelo Google Pay.
“O Pix será capaz de executar todas as funções que um cartão de crédito oferece hoje, de maneira muito mais barata e eficiente”, destacou Campos Neto durante o Lide Brazil Conference, que acontece em Londres.
As diretrizes para o uso do Pix por aproximação foram aprovadas em julho pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A funcionalidade funcionará de forma similar ao pagamento por aproximação com cartão de crédito.
A previsão é que até fevereiro de 2025 o Pix por aproximação esteja disponível em carteiras digitais (“wallets”), facilitando pagamentos e tornando-os mais eficientes. A conexão direta entre a carteira e o banco também deve simplificar as etapas nos pagamentos on-line.
Um dos principais usos do Pix por aproximação será para compras em e-commerce, onde o cliente poderá concluir a transação na própria página da loja, sem precisar acessar o aplicativo do banco. Ao salvar uma chave Pix para futuras compras, o cliente terá sua conta vinculada, facilitando novas transações.
A possibilidade de pagamento por aproximação é viabilizada pela Jornada de Pagamentos sem Redirecionamento (JSR), um avanço proporcionado pelo open finance, o sistema financeiro aberto. Campos Neto ressaltou que o Brasil possui um dos ecossistemas de inovação mais avançados e diversificados do mundo no setor financeiro.
Pix por aproximação e outras novidades
Desde segunda (28), todos os bancos participantes do sistema Pix passaram a oferecer o Pix agendado recorrente, que permite o agendamento de pagamentos de valor fixo, como mesadas, aulas particulares, doações e outras transferências regulares. Esta funcionalidade tornou-se obrigatória após resolução do Banco Central, publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho de 2024. Agora, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem programar remessas fixas em datas específicas.
Além disso, novas regras de segurança para o uso do Pix começam a valer esta semana. A partir de sexta-feira (1 de novembro), o valor máximo para transações realizadas em dispositivos não cadastrados será de R$ 200 por operação. O limite diário para transações sem cadastro será de R$ 1.000, visando aumentar a segurança das operações.
Você leu sobre o Pix automático. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!