O PIB dos EUA cresceu 2,9% no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, na leitura preliminar divulgada nesta quinta-feira pelo Bureau of Economic Analysis (BEA), órgão responsável pelas estatísticas no país. Em valores totais, o PIB chegou a US$ 26,13 trilhões.
- Quer investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais,
O número ficou acima das expectativas de consenso do mercado, que projetava aumento de 2,6%, mas representa uma desaceleração na atividade econômica, depois da alta de 3,2% no terceiro trimestre. Os números definitivos serão divulgados em 23 de fevereiro.
Segundo o BEA, os dados refletem aumento especialmente nos gastos públicos do governo federal e dos governos locais, além do crescimento no consumo das famílias. Esses aumentos compensaram a redução nas importações e exportações e também dos investimentos de longo prazo das famílias, ou seja, a compra de bens mais caros e de longa duração, um dos principais sinais da preocupação com a alta dos juros no país.
Os gastos das famílias aumentaram em bens e serviços, especialmente nos cuidados com a saúde, especialmente na aquisição de planos, Houve também aumento nos investimentos em produtos de caráter intelectual, como livros e DVDs.
No setor público, o governo federal ampliou gastos com ações não ligadas a defesa, enquanto os governos locais aumentaram as contratações de funcionários e os salários dos contratados,
- Baixe agora mesmo o e-book “Marcação na curva x marcação a mercado: o que muda na renda fixa”.
Seguro-desemprego tem queda em novos pedidos
Os EUA registraram 186 mil novos pedidos de seguro-desemprego na semana encerrada em 21 de janeiro, número que ficou abaixo das projeções de mercado, de 205 novos pedidos.
O Departamento de Trabalho revisou para cima os números da semana anterior, de 190 mil para 192 mil. A média móvel das últimas quatro semanas ficou em 197.500 pedidos, uma queda em relação aos 206.750 pedidos da média anterior.
O índice de desemprego, para a semana encerrada em 14 de janeiro, ficou em 1,2%, aumento de 0,1% em relação à semana anterior, com cerca de 1,67 milhão de pessoas sem trabalho e recebendo benefícios do governo.
- Baixe nosso e-book e conheça já os Melhores Investimentos para 2023.
O economista-chefe da EQI Asset, Stephan F. Kautz, vê com reservas os dados preliminares do PIB dos EUA. Segundo ele, quando se olha a abertura, os números não são tão positivos, pois boa parte do crescimento se dá no consumo.
“Boa parte desse resultado vem do aumento dos estoques e dos gastos do setor público. Da parte de investimentos, foi o terceiro trimestre seguido negativo, o que faz com que os números não sejam de encher os olhos”, diz.
Por isso, para o longo prazo, o analista projeta um PIB fraco para o ano de 2023. “Inclusive, aqui na EQI Asset, projetamos um crescimento negativo para os dois primeiros trimestres de 2023, com uma leve recuperação em seguida”, explica o analista.
Ouça o comentário completo abaixo.
- Conheça o Mercado Livre de Energia EQI e economize 20% na conta de luz de sua empresa. Aproveite e baixe os demais materiais gratuitos da EQI.
Quer investir com assertividade e compreender como o aumento do PIB dos EUA influencia a economia e o mercado financeiro no Brasil? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.