O Produto Interno Bruto – PIB da zona do euro recuou 0,1% no terceiro trimestre na comparação com o segundo trimestre, e ficou estável na comparação anual, ou seja, em relação aos dados do terceiro trimestre de 2022.
As informações referentes à leitura final da atividade econômica do período foram divulgadas nesta quinta-feira (7) pelo Eurostat, o escritório oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado trimestral veio em linha com a projeção de analistas de mercado; já na comparação anual, a estimativa era de um leve avanço, de 0,1%.
O Eurostat apontou ainda revisões em trimestres anteriores, com avanço de 0,1% no PIB da zona do euro do segundo trimestre em relação ao primeiro, ante alta de 0,2% anunciada previamente. Na comparação anual, a alta do PIB do segundo trimestre foi revisada para cima, de 0,5% para 0,6%.
Entre as principais economias do bloco, apenas a Itália apresentou alta na observação isolada, de 0,1%, enquanto Alemanha e França recuaram 0,1%, enquanto Portugal e Holanda registraram queda de 0,2%. A Irlanda foi o destaque negativo, com queda de 1,9% e quatro trimestres consecutivos de resultados negativos, enquanto a ilha de Malta registrou o melhor resultado positivo isolado, alta de 2,4%.
Você leu sobre os dados do PIB da zona do euro para o terceiro trimestre de 2023. Para entender melhor o impacto dos dados de atividade econômica sobre o mercado e os investimentos, faça seu cadastro gratuito na EQI Research e tenha acesso a relatórios exclusivos e recomendações feitas por analistas especializados.