Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Pesquisa revela aumento na desaprovação do governo Lula em São Paulo

Pesquisa revela aumento na desaprovação do governo Lula em São Paulo

Uma nova pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (18), indica que 58,1% dos moradores da cidade de São Paulo desaprovam a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A aprovação do petista é de 38,2%, enquanto 3,7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.

Os resultados mostram um aumento na desaprovação e uma queda na aprovação em comparação ao levantamento anterior, realizado em setembro de 2024. Na época, Lula contava com 51,1% de aprovação e 46% de desaprovação. Confira o comparativo:

  • Aprova: 38,2% (antes, 51,1%)
  • Desaprova: 58,1% (antes, 46%)
  • Não sabe/não opinou: 3,7% (antes, 2,9%)

Avaliação do governo: o que diz a pesquisa sobre Lula

Os entrevistados também foram questionados sobre a percepção do governo Lula. Segundo os dados, 26% classificam a gestão como “ótima” ou “boa”, enquanto 23,8% a consideram “regular”. Por outro lado, 48,5% avaliam a administração como “ruim” ou “péssima”. Outros 1,7% não souberam ou não opinaram.

O levantamento entrevistou 1.205 eleitores da cidade de São Paulo entre os dias 9 e 13 de março de 2025. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Comparativo com outros governantes

A pesquisa também avaliou a popularidade do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).

  • Ricardo Nunes: O prefeito manteve números similares aos do levantamento de setembro de 2024. Atualmente, sua aprovação é de 59,9%, enquanto 36,2% desaprovam sua gestão e 3,9% não responderam. Em setembro, ele tinha 58,3% de aprovação e 37,9% de desaprovação.
  • Tarcísio de Freitas: O governador apresentou um crescimento de três pontos percentuais na aprovação, chegando a 60,5%. Sua desaprovação é de 34,4%, e 5,1% não opinaram. Em setembro, ele tinha 57,5% de aprovação e 38,5% de desaprovação.
  • Luiz Inácio Lula da Silva: O presidente registrou a maior queda entre os três líderes avaliados. Em setembro, sua aprovação era de 51,1%, enquanto agora caiu para 38,2%. A desaprovação subiu de 46% para 58,1%.

Popularidade de Lula segue em queda em outros levantamentos

Outras pesquisas vêm apontando a queda da popularidade de Lula. Segundo a pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada na semana passada, 41% dos entrevistados consideram a gestão de Lula ruim ou péssima, um crescimento expressivo em relação aos 34% registrados em dezembro de 2024. Por outro lado, a parcela da população que avalia o governo como ótimo ou bom caiu de 34% para 27%, enquanto a percepção regular se manteve em 30%.

Outras pesquisas recentes reforçam a tendência de queda na popularidade do presidente. Segundo a AtlasIntel, divulgada em fevereiro, a desaprovação ao governo chegou a 50,8%, contra 46,5% em janeiro. A aprovação se manteve estagnada em 37,6%.

O levantamento também mostrou que os setores mais críticos ao governo são os evangélicos (76,3% de rejeição), os moradores da região Sul (62,7%) e os do Centro-Oeste (59,3%). Já os mais favoráveis são ateus e agnósticos (57,3% de aprovação) e pessoas com mais de 60 anos (53,3%).

pesquisa Quaest, também de fevereiro, apontou que a desaprovação ao governo superou a aprovação em oito estados, incluindo Bahia e Pernambuco, regiões historicamente favoráveis a Lula. O levantamento mostrou que, no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, a avaliação negativa do governo é predominante.

Em São Paulo, 55% avaliam a gestão como ruim ou péssima. No Paraná, esse índice sobe para 59%. No Nordeste, a popularidade do presidente ainda é mais alta, mas já apresenta sinais de queda: em Pernambuco, 37% desaprovam o governo, contra 33% que o aprovam. Na Bahia, o cenário é similar, com 38% de rejeição e 30% de aprovação.

A Confederação Nacional de Transportes (CNT) também divulgou uma pesquisa que mostra queda na popularidade de Lula. A aprovação caiu de 35% para 29%, enquanto a reprovação aumentou de 31% para 44%.

Além disso, a desaprovação pessoal de Lula subiu para 55%, registrando um aumento de nove pontos percentuais em relação a novembro de 2024. A pesquisa também revelou um aumento do pessimismo quanto ao futuro, com preocupações em áreas como segurança, emprego e economia.

Por fim, o Datafolha registrou que a aprovação do governo caiu para 24%, o menor índice dos três mandatos de Lula. A reprovação subiu para 41%, e a queda na popularidade foi observada até mesmo entre segmentos historicamente alinhados ao petista. Entre eleitores que ganham até dois salários mínimos, a aprovação caiu de 44% para 29%. No Nordeste, onde Lula sempre teve apoio expressivo, o percentual dos que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 49% para 33%.

Você leu sobre nova pesquisa apontando aumento na desaprovação de Lula. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!