Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
OCDE reduz projeções para o PIB global

OCDE reduz projeções para o PIB global

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu suas projeções de crescimento para os Estados Unidos e a economia global, destacando que as tarifas propostas pelo presidente Donald Trump sobre bens importados devem pesar sobre a atividade econômica.

Segundo o relatório provisório Economic Outlook, divulgado nesta segunda-feira (17), o crescimento do PIB global deve desacelerar de 3,2% em 2024 para 3,1% em 2025 e 3% em 2026.

A OCDE atribui essa tendência ao aumento das barreiras comerciais em diversas economias do G20, bem como à crescente incerteza geopolítica e política, que afetam tanto os investimentos quanto os gastos das famílias.

OCDE: Projeção para PIB dos EUA vai de 2,4% para 2,2%

Nos Estados Unidos, a OCDE projeta uma desaceleração do crescimento anual do PIB, que deve cair para 2,2% em 2025 e 1,6% em 2026, após um período recente de forte expansão.

Essas previsões são menos otimistas do que as feitas em dezembro, quando a organização estimava uma alta de 3,3% no PIB global para 2024 e 2025, além de um crescimento de 2,4% nos EUA em 2025 e 2,1% em 2026.

Publicidade
Publicidade

As novas estimativas da OCDE consideram um cenário em que as tarifas entre os EUA e seus parceiros comerciais, como Canadá e México, aumentem em 25 pontos percentuais sobre quase todas as importações a partir de abril. Caso as tarifas sejam menos severas ou aplicadas a um número menor de bens, a atividade econômica poderá ser mais robusta e a inflação menor do que o previsto. No entanto, mesmo nesse cenário, o crescimento global ainda seria inferior às projeções anteriores.

O impacto das tarifas se reflete especialmente nas economias do Canadá e do México, cujas previsões de crescimento foram drasticamente reduzidas. A economia canadense agora deve crescer apenas 0,7% em 2024, bem abaixo da estimativa anterior de 2%. Já o México, que anteriormente tinha uma previsão de crescimento de 1,2%, agora deve enfrentar uma contração de 1,3%.

Além do crescimento mais fraco, a OCDE também revisou suas projeções para a inflação, que deve ser maior do que o esperado anteriormente. A inflação nos EUA agora deve atingir 2,8% em 2025, acima da estimativa de 2,1% feita em dezembro. Para as economias do G20, a projeção subiu de 3,5% para 3,8%. A OCDE alerta que a inflação subjacente deve permanecer acima das metas dos bancos centrais em vários países até 2026, incluindo os Estados Unidos.

Tensões comerciais e impactos econômicos

A OCDE associa grande parte dessa revisão às crescentes tensões comerciais e geopolíticas, que têm gerado incertezas nos mercados. Segundo o relatório, uma série de medidas de política comercial anunciadas recentemente pode impactar significativamente as perspectivas econômicas se forem mantidas. A organização destaca as tarifas impostas ou ameaçadas por Trump e as possíveis retaliações de parceiros comerciais.

As políticas tarifárias dos EUA têm sido marcadas por incertezas nas últimas semanas, com o governo revisando constantemente os prazos, os produtos afetados e as alíquotas aplicáveis. Apesar disso, Trump reiterou recentemente sua intenção de seguir adiante com as medidas protecionistas.

Você leu sobre as projeções de crescimento da OCDE. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!