O Banco Central (BC) anunciou a aprovação de uma nova resolução que permite o pagamento de boletos por Pix, por meio de QR Code. Além disso, está prevista ainda a criação do boleto de cobrança dinâmico, uma modalidade que garante maior proteção em transações envolvendo certos tipos de títulos financeiros. A novidade entra em vigor em fevereiro.
Com a atualização, os boletos poderão ser pagos utilizando o Pix, mediante a inserção de um QR Code específico no próprio documento. Essa integração combina a agilidade e praticidade do Pix com a familiaridade e segurança do boleto. A medida busca facilitar a experiência do usuário, promovendo maior conveniência e aceitação.
Leia também:
Pagamento de boletos por pix: modalidade dinâmica
Já a introdução do boleto dinâmico representa um avanço na segurança e na modernização de transações financeiras, especialmente em operações envolvendo títulos como duplicatas escriturais. Essa modalidade assegura que os pagamentos sejam direcionados automaticamente ao legítimo detentor do título, reduzindo riscos tanto para o pagador quanto para o credor.
O boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título financeiro, garantindo que as negociações sejam realizadas de maneira confiável. Para o pagador, isso significa a possibilidade de quitar dívidas de forma simples e automática, enquanto o credor ou financiador do título recebe os recursos de forma segura e sem necessidade de trocas de instrumentos de pagamento.
A operacionalização do boleto dinâmico dependerá da aprovação e implementação de sistemas de escrituração ou registro autorizados pelo BC. A expectativa é que o novo sistema esteja em funcionamento em até seis meses após a validação de pelo menos um desses sistemas.
Você leu sobre pagamento de boletos por pix. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!