O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, durante os encontros paralelos da reunião do G7 — grupo que reúne as principais economias industrializadas do mundo. Segundo o Itamaraty, a conversa teve como foco o andamento das negociações bilaterais envolvendo tarifas comerciais entre os dois países.
De acordo com o chanceler brasileiro, o governo do Brasil encaminhou no último dia 4 de novembro uma nova proposta de negociação a Washington, após reunião virtual entre as equipes técnicas das duas nações.
Vieira ressaltou que o objetivo é avançar nas tratativas conforme a orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que abordaram o tema em um encontro recente realizado na Malásia.
Mauro Vieira e Marco Rubio concordam em nova reunião em breve
Durante a conversa, Mauro Vieira e Marco Rubio concordaram em realizar uma nova reunião presencial em breve para avaliar o estágio atual das negociações e buscar um possível entendimento sobre as medidas tarifárias impostas pelo governo norte-americano.
O tema ganhou destaque após o “tarifaço” anunciado por Donald Trump em julho deste ano, que elevou em 50% as tarifas sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. A medida também foi acompanhada da revogação de vistos de ministros e autoridades do Supremo Tribunal Federal (STF), o que aumentou a tensão diplomática entre os dois países.
Em 26 de outubro, Lula e Trump se encontraram em Kuala Lumpur, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Na ocasião, o presidente brasileiro defendeu o diálogo e pediu a suspensão imediata do tarifaço enquanto as negociações estivessem em curso.
“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para desavenças. Quando dois presidentes se reúnem, cada um coloca seu ponto de vista, e a tendência natural é o entendimento”, afirmou Lula durante o encontro.
O presidente também disse recentemente que voltará a ligar para Donald Trump caso não haja avanços concretos nas conversas até o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém (PA).
Leia também:
- Trump e Lula iniciam negociações sobre tarifas
- Senado dos EUA aprova resolução para anular tarifas de Trump sobre o Brasil
- Trump promete reduzir tarifa sobre importação de café
- Trump promete pagar US$ 2 mil a cada americano como “lucro” do tarifaço
- Trump e Xi: tarifas caem para 47%; taxa sobre fentanil cai a 10%





