Em entrevista na manha desta quarta-feira (5) a emissoras de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Donald Trump “vive de bravatas”.
Lula comentava sobre as ameaças de taxação sobre produtos importados feitas pelo presidente norte-americano e sobre as declarações recentes quanto à possibilidade de os Estados Unidos assumirem o controle da Faixa de Gaza.
Lula critica Trump, que quer palestinos em “outros países”
Na noite de terça-feira (4), o presidente dos Estados Unidos anunciou que o país pretende assumir o controle da Faixa de Gaza e liderar um projeto de reconstrução da região, devastada pela guerra com Israel.
Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Donald Trump afirmou que os EUA serão responsáveis por desmantelar explosivos não detonados, demolir edificações destruídas e fomentar o desenvolvimento econômico local. Ele também incentivou os moradores de Gaza a deixarem a região permanentemente.
O presidente norte-americano sugeriu que os palestinos deixem o território, o que gerou repercussão internacional. Para Lula, a reconstrução de Gaza deve ser liderada pelos próprios palestinos.