O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (4) que o país irá assumir o controle da Faixa de Gaza e liderar um projeto de reconstrução da região, devastada pela guerra com Israel. Porém, pediu aos moradores de Gaza que deixem a região de forma permanente e procurem outro lugar para morar.
Em coletiva de imprensa na Casa Branca ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Trump defendeu que os EUA sejam responsáveis por desmantelar explosivos não detonados, demolir edificações destruídas e promover o desenvolvimento econômico no território.
“Nós (Estados Unidos) vamos desenvolver Gaza. Vamos possuir e ser responsáveis por desmantelar todas as bombas perigosas, nivelar a área e criar um desenvolvimento econômico que fornecerá um número ilimitado de empregos e moradias para as pessoas da região”, declarou Trump.
Faixa de Gaza: reassentamento de palestinos
O presidente também reiterou que os palestinos deveriam ser reassentados fora do possível enclave sugerido por ele e mencionou negociações para que países vizinhos, como Jordânia e Egito, recebam refugiados palestinos. “O rei da Jordânia e o general do Egito abrirão seus corações e nos darão o tipo de terra que precisamos”, afirmou.
Netanyahu, por sua vez, considerou a proposta de Trump uma possível mudança histórica. “Acho que é algo que pode mudar a história e realmente vale a pena seguir esse caminho”, disse o premiê israelense.
A fala de Trump ocorre em meio às negociações de um cessar-fogo mediadas por EUA, Israel e países árabes. Desde janeiro, parte dos reféns israelenses foram libertados e civis palestinos começaram a retornar a Gaza. No entanto, o futuro político e administrativo do território permanece incerto.
A declaração de Trump sobre Gaza se soma a outras propostas polêmicas feitas pelo ex-presidente, incluindo a ideia de que os EUA comprem a Groenlândia da Dinamarca ou anexem o Canadá como o 51º estado americano.
Você leu sobre Faixa de Gaza. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!