Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Lula escolha nova ministra para Direitos Humanos

Lula escolha nova ministra para Direitos Humanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual pelo PT de Minas Gerais, Macaé Evaristo, para assumir a pasta de Direitos Humanos. A informação foi dada pelo próprio presidente em seu perfil oficial no Instagram e disse que a nomeação ainda será assinada.

De acordo com a postagem, a parlamentar mineira teria aceitado o convite ainda nesta segunda-feira (9), em substituição a Silvio Almeira, demitido na semana passada por ter cometido assédio contra mulheres do governo, incluindo possivelmente a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O Lula havia demitido Almeida na noite de sexta-feira (6), após o surgimento de denúncias de assédio sexual. A decisão foi comunicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que classificou como “insustentável” a permanência do ministro no cargo diante da gravidade das acusações.

Segundo a nota oficial, divulgada pela Agência Brasil, “o governo federal reitera seu compromisso com os direitos humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”.

O comunicado também destacou que as investigações sobre o caso já foram iniciadas pela Polícia Federal, enquanto a Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu um procedimento preliminar para apurar os fatos.

Publicidade
Publicidade

Quem é a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é doutora em Educação e possui uma carreira destacada na área de políticas públicas educacionais. Ela foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte entre 2005 e 2012, período em que liderou diversas iniciativas voltadas para a inclusão e melhoria da qualidade do ensino. De 2015 a 2018, atuou como secretária estadual de Educação de Minas Gerais, ampliando suas ações em nível estadual.

Em 2020, foi eleita vereadora de Belo Horizonte, reforçando sua atuação política em pautas relacionadas à educação e aos direitos humanos. Dois anos depois, em 2022, conquistou uma vaga como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além de sua trajetória política, Macaé também é prima da premiada escritora Maria da Conceição Evaristo, reconhecida por sua contribuição à literatura brasileira.

Você leu sobre Direitos Humanos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!