A economia japonesa cresceu no quarto trimestre de 2024 em um ritmo mais lento do que o inicialmente relatado, de acordo com dados revisados do Escritório do Gabinete divulgados nesta terça-feira (11). O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão teve uma expansão anualizada de 2,2% nos três meses até dezembro, abaixo da estimativa preliminar de 2,8%. Em termos ajustados pelos preços, o crescimento trimestral foi revisado de 0,7% para 0,6%.
O desempenho abaixo do esperado foi atribuído a um consumo mais fraco do que o previsto, fator que também se refletiu nos dados de gastos das famílias, divulgados no mesmo dia. A desaceleração levanta preocupações entre analistas e autoridades sobre a capacidade da economia japonesa de manter um crescimento sustentável diante de desafios internos e externos.
Impacto nas taxas de juros
Apesar da revisão para baixo do PIB, economistas acreditam que o Banco do Japão (BoJ) seguirá com seu plano de aumento das taxas de juros. “Não houve nenhuma mudança significativa, então não acho que isso terá qualquer impacto na mudança da percepção das pessoas sobre a economia”, afirmou Kazutaka Maeda, economista do Instituto de Pesquisa Meiji Yasuda.
Em janeiro, o BoJ elevou a taxa de juros de curto prazo para o maior nível em 17 anos, sinalizando uma postura mais rigorosa na política monetária. O crescimento econômico será um dos principais fatores que determinarão o ritmo dos próximos ajustes.
Além do consumo doméstico fraco, outro fator de preocupação para o Japão é o impacto das políticas tarifárias dos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump, que podem afetar o comércio exterior e pressionar ainda mais o crescimento econômico do país.
Você leu sobre Japão e PIB. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!