O Índice PMI de Atividade de Negócios do Setor de Serviços do Brasil da S&P Global, conhecido como Índice dos Gerentes de Compras, ficou dentro da zona de expansão pelo décimo mês consecutivo.
O PMI de Serviços do Brasil subiu de 54,8 em junho para 56,4 em julho, sendo a alta mais acelerada desde junho de 2022.
O PMI composto, que reúne serviços e indústria, subiu de 54,1 para 56 pontos. Na semana passada, foi divulgado o PMI industrial do Brasil, que subiu de 52,5 para 54 pontos em julho.
Vale dizer, pontuações acima de 50 indicam crescimento da atividade, ao passo que, abaixo, indicam retração.
Pollyanna de Lima, diretora associada da S&P, avaliou que as pressões inflacionárias voltaram a se intensificar em julho, em parte devido à desvalorização do real.
“Com os custos de insumos e os preços cobrados aumentando a taxas mais aceleradas entre os fabricantes e provedores de serviços, as taxas de inflação atingiram as maiores altas em dois anos em todo o setor privado. Isso contribui para suposições de que o Banco Central poderá não retomar os cortes nas taxas de juros este ano”, afirma.
No que diz respeito ao crescimento econômico, o setor de serviços seguiu na mesma direção que o setor industrial, apresentando aumentos acentuados e acelerados em novos pedidos e na atividade de serviços.
Apesar de ter recuado ligeiramente em relação a junho, o otimismo permaneceu elevado, com os participantes da pesquisa prevendo um aumento do consumo e esperando que a inflação seja mais baixa no próximo ano.
“Os produtores de bens se mostraram mais otimistas do que os provedores de serviços e, consequentemente, aumentaram o emprego em um grau mais significativo. Entre os últimos, houve relatos esporádicos de que medidas de reestruturação e maiores taxas de inadimplência dos clientes refrearam a criação de empregos”, afirmou.
Índice PMI dos EUA
O PMI composto dos EUA caiu de 54,8 em junho para 54,3 pontos. O PMI de serviços recuou de 55,3 para 55 pontos.
Na leitura de outro índice PMI, da ISM, o setor de serviços subiu de 48,8 para 51,4 pontos.
PMI zona do euro
Na zona do euro, o Índice PMI composto recuou de 50,9 pontos em junho para 50,2 pontos em julho, menor patamar em cinco meses. O PMI de serviços caiu de 52,8 para 51,9 no mesmo período, menor nível em quatro meses.