Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
IGP-M, inflação do aluguel, volta a subir em abril

IGP-M, inflação do aluguel, volta a subir em abril

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), inflação do aluguel medida pela FGV, teve um aumento de 0,31% em abril, marcando uma reversão em relação ao mês anterior, quando havia caído 0,47%.

Com esse resultado, o índice acumula uma queda de 0,60% no ano e de 3,04% nos últimos 12 meses. Em abril de 2023, o índice havia registrado registrado queda de 0,95% no mês e acumulado uma queda de 2,17% nos 12 meses anteriores.

André Braz, coordenador dos Índices de Preços da FGV, destacou que vários produtos essenciais tiveram movimentações significativas no último levantamento do índice ao produtor. Os destaques incluem o aumento no preço do cacau, que subiu de 19,92% para 63,63%, e do café, que passou de 0,62% para 9,57%, além da soja, que foi de -0,47% para 5,66%.

Por outro lado, o minério de ferro teve uma redução menos acentuada, indo de -13,27% para -4,78%, o que influenciou a aceleração da taxa do IPA. No índice ao consumidor, os alimentos in natura continuaram sendo grandes contribuintes, com destaque para o tomate, que variou de -0,36% para 16,19%, e o mamão, que aumentou de 3,17% para 25,55%. Na construção civil, o grupo de mão de obra teve uma taxa de variação que subiu de 0,23% para 0,74%.

IGP-M de abril: subíndices

O IGP-M é formado por outros três subíndices: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e  Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), na proporção de 60%, 30% e 10%, respectivamente.

Em abril, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 0,29%, revertendo a queda observada em março de -0,77%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), abril registrou uma variação de 0,32%, avançando em relação à taxa de 0,29% observada em março.

E o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou uma alta de 0,41%, um valor ligeiramente superior à taxa de 0,24% observada em março.

tabela com valores IGP-M
Fonte: IGP-M

O que é o IGP-M?

Mensalmente, o índice é calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, mais precisamente, pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE). 

O IGP-M é popularmente chamado de “inflação do aluguel”. Esse apelido foi dado porque o reajuste anual dos contratos de aluguel geralmente tem o IGPM como base. Mas não é usado apenas para isso.

Criado no final dos anos 1940 para medir o movimento dos preços de forma geral, ele tem objetivo mais abrangentes do que outros índices de variação de preços.

Você leu sobre o IGP-M de abril. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!