O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), inflação do aluguel, teve um recuo de 0,47% em março, indicando uma diminuição no ritmo em relação ao mês anterior, quando registrou uma queda de 0,52%.
Com este resultado, o índice acumula uma redução de 0,91% no ano e queda de 4,26% nos últimos 12 meses. Comparativamente, em março de 2023, o índice havia registrado uma taxa de 0,05% no mês e uma elevação de 0,17% nos 12 meses anteriores.
O cenário de preços no mercado refletiu uma moderação em várias áreas, com destaque para a redução nos custos dos alimentos in natura e uma menor pressão nos segmentos de Educação, Leitura e Recreação.
- Leia também: Ata do Copom – retirada do guidance foi decisão unânime e dá flexibilidade para próximos cortes
- IPCA-15, prévia da inflação, vem acima do esperado
IGP-M: composição e destaques
O IGP-M é formado por três subíndices: IPA, IPC e INCC, na proporção de 60%, 30% e 10%, respectivamente.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 0,77%, uma queda menos intensa do que a observada em fevereiro, quando registrou recuo de 0,90%. O destaque foi para alguns alimentos in natura, como laranja, ovos e mamão, que impulsionaram a aceleração. Esta tendência foi contrabalançada pelo desempenho menos expressivo de commodities importantes, como minério de ferro, café e arroz em casca.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou uma variação de 0,29%, recuando em relação à taxa de 0,53% observada em fevereiro. Cinco das oito classes de despesa que compõem o índice apresentaram desaceleração em suas taxas de variação. O maior impacto veio do grupo Educação, Leitura e Recreação. No setor da construção civil, houve uma leve aceleração na mão de obra.
E o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve uma variação de 0,24%, ligeiramente superior à taxa de 0,20% observada em fevereiro. O grupo Materiais e Equipamentos apresentou um aumento, passando de 0,20% para 0,26%; o grupo Serviços teve uma queda de 0,49% para 0,14%; e o grupo Mão de Obra registrou um avanço, variando de 0,16% para 0,23%.
O que é o IGP-M?
O Índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M) é um indicador usado para medir a inflação desde os preços pagos no atacado até o valor pago pelo consumidor final, abrangendo a variação de preços de bens e serviços diversos. Ele é utilizado, por exemplo, em contratos para determinar o reajuste de aluguéis.
O IGP-M é calculado de acordo com os dados coletados entre o dia 20 do mês anterior e o dia 21 do mês de referência.