Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Gabriel Galípolo sugere juros altos por mais tempo 

Gabriel Galípolo sugere juros altos por mais tempo 

O diretor de Política Monetária do Banco Central e futuro presidente do orgão, Gabriel Galípolo, sinalizou que os juros no Brasil devem permanecer elevados por um período mais prolongado. Durante um evento nesta segunda-feira (2), ele destacou que o atual dinamismo econômico, somado à desvalorização do real, exige uma postura mais rígida da política monetária.  

“Parece lógico que uma economia que vem mostrando maior dinamismo do que o esperado, juntamente com uma moeda mais desvalorizada, demande uma política monetária mais contracionista”, afirmou Galípolo.  

O comentário reflete a cautela do Banco Central em meio a um cenário de crescimento acima do esperado, o que pode pressionar a inflação. A declaração reforça a possibilidade de manutenção da taxa básica de juros em patamares elevados, mesmo diante das expectativas de cortes futuros por parte de investidores.  

Gabriel Galípolo já havia sinalizado possível alta

Na semana passada, Galípolo havia sugerido que talvez seja necessário “apertar o acelerador” na taxa de juros para conter avanços inflacionários que surjam pela frente.

A fala de Galípolo reflete a preocupação da autoridade monetária com a desancoragem das expectativas de inflação, que foi uma das razões para o início do último ciclo de alta nos juros. “A função de reação do BC foi justamente em resposta à desancoragem”, afirmou, ressaltando que a instituição permanece atenta aos sinais do mercado.

Publicidade
Publicidade

Você leu sobre Gabriel Galípolo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!