O Fomc, que é o comitê de política monetária dos Estados Unidos, ligado ao Federal Reserve (Fed), decidiu manter inalterados os juros dos EUA, ficando na faixa entre 5,25% e 5,50%, em linha com o esperado pelo mercado.
De acordo com a decisão do Fed, ao considerar quaisquer ajustes ao intervalo-alvo para a taxa dos juros, o comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos e, adicionalmente, adiantou que o colegiado não vê como apropriado reduzir o intervalo da meta até que a política monetária tenha ganhado maior confiança de que a inflação está evoluindo de forma sustentável para a meta estabelecida de 2%.
“Além disso, o comitê continuará a reduzir as suas participações em títulos do Tesouro e dívida de agências e títulos garantidos por hipotecas de agências. O Comitê está fortemente empenhado em fazer com que a inflação regresse ao seu objectivo de 2 por cento”, disse trecho da decisão do Fomc.
O comunicado informou que, ao avaliar a orientação adequada da política monetária, o colegiado continuará a monitorizar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas e estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir que os objetivos sejam atingidos.
Em seu comunicado, o colegiado informou ainda que indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir a um ritmo sólido. Os ganhos de emprego permaneceram fortes e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu ao longo do ano passado, mas permanece elevada, no entanto. “Nos últimos meses, registaram-se novos progressos modestos em direção ao objectivo de inflação de 2%”, completo o colegiado.
Projeções do Fed
Com relação às projeções do cenário econômico, o Fed avaliou que a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano ao final de 2024 manteve-se em 2,1%. Enquanto isso, as medianas para o PIB nos próximos dois anos permanecem em 2%.
Enquanto isso, a projeção da medianda da inflação medida pelo PCE nesta reunião foi de 2,6%, ao passo que em março havia sido de 2,4%. Para os dois próximos anos, agora o comitê avalia que devem ficar em 2,3% e 2%, respectivamente. A projeção anterior, de março, previa 2,2% e 2%, para 2025 e 2026.
Powell: juros serão mantidos enquanto for apropriado
O presidente do Fed, Jerome Powell, em sua entrevista coletiva após a decisão do Fomc, disse que os juros dos EUA serão mantidos enquanto o comitê julgar apropriado e adiantou que um possível corte só ocorrerá quando os membros do Fed sentirem uma confiança maior nos dados econômicos.
“Vamos esperar uma confiança maior antes de decidir um corte. O progresso no combate à inflação tem sido modesto e ela segue acima da meta de longo prazo”, disse ele, acrescentanto que são necessários mais dados em mãos para garantir a confiança necessária para começar a promover cortes.
BTG previa dois cortes de juros nos EUA
Em relatório divulgado antes da decisão do Fed, o BTG Pactual (BPAC11) citou que as projeções da taxa de juros devem ser editadas. O relatório dizia que estavam sendo precificados 2 cortes em 2024 ao invés dos 3 apresentados na atualização anterior, resultando em uma FFR de 4,6% para o final do ano. No entanto, após a divulgação desta quarta-feira (12), o Fed indicou somente um possível corte na taxa ao longo deste ano.
Você leu sobre juros dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!