Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EUA serão superpotência do Bitcoin, diz Trump

EUA serão superpotência do Bitcoin, diz Trump

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no sábado (27) que, se eleito, demitirá o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e nomeará reguladores favoráveis às criptomoedas.

Esta tarde, estou apresentando meu plano para garantir que os Estados Unidos se tornem a capital cripto do planeta e a superpotência Bitcoin do mundo, e nós conseguiremos isso,” declarou Trump na Bitcoin Conference em Nashville.

Essa medida visa atrair os entusiastas das moedas virtuais e aproveitar a crescente influência dessa indústria na política.

Leia também:

Trump e a formação de uma superpotência do Bitcoin

Trump afirmou que demitiria o presidente da SEC, Gary Gensler, cujo mandato vai até 2026. Se eleito presidente, Trump terá uma influência significativa sobre os principais reguladores da indústria de ativos digitais. “Teremos regulamentações, mas a partir de agora, as regras serão escritas por pessoas que amam a indústria, e não que a odeiam,” declarou Trump.

Ele também prometeu criar um conselho consultivo presidencial para a indústria de criptomoedas, estabelecer uma estrutura para stablecoins e defender uma menor intervenção das autoridades.

Crescente importância da indústria cripto

Durante seu mandato como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump não era um defensor do setor de criptomoedas. Na época, ele expressou ceticismo, afirmando que não era “um fã” e que os valores das criptomoedas eram “como vento”. No entanto, em sua campanha presidencial de 2024, Trump mudou seu discurso, promovendo o Bitcoin e atraindo ativamente o setor de criptomoedas.

Essa mudança reflete a crescente influência da indústria cripto na política dos EUA, com executivos do setor pressionando para eleger candidatos que apoiem ativos digitais através de doações crescentes, incluindo contribuições do supercomitê de ação política Fairshake. Além disso, Trump busca conquistar novos eleitores em sua terceira candidatura à presidência.

No sábado, antes do discurso de Trump, o Bitcoin subiu até 2,9% e ficou em torno de US$ 68.000 ao final do evento. Nos últimos cinco dias, a criptomoeda acumulou uma alta de 5,06%, conforme registrado às 11h11 desta segunda-feira (29).

Bitcoin como reserva para os EUA

Donald Trump também está considerando uma medida inovadora para seu possível retorno à Casa Branca: a criação de uma reserva estratégica em Bitcoin (BTC) para os EUA. A informação foi revelada por Dennis Porter, diretor executivo e fundador do Act Fund.

Se implementada, a proposta de Trump faria dos Estados Unidos o primeiro grande país a adotar uma política formal de acumulação de Bitcoin como reserva estratégica. Em outras palavras, isso significaria que os EUA comprariam Bitcoin para mantê-lo como uma reserva internacional, similar ao que o país já faz com o ouro há séculos.