Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Empresa de Trump processa Alexandre de Moraes por censura a vozes da direita

Empresa de Trump processa Alexandre de Moraes por censura a vozes da direita

Empresa de Trump processa Alexandre de Moraes nos EUA, alegando censura a vozes da direita e violação da liberdade de expressão

O jornal americano The New York Times noticiou nesta quarta-feira (19) que a empresa de mídia do presidente dos EUA, Donald Trump, entrou com um processo contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes

A ação judicial, movida no tribunal federal de Tampa, na Flórida, acusa Moraes de censurar ilegalmente comentaristas políticos de direita nas redes sociais.

O processo foi apresentado pelo grupo Trump Media & Technology Group, responsável pela rede social Truth Social, da qual Trump é sócio majoritário. A empresa recebeu apoio da Rumble, plataforma de vídeos baseada na Flórida, que também se uniu à ação. Ambas as empresas alegam que as decisões do ministro brasileiro violam a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão.

Publicidade
Publicidade

De acordo com o jornal, a queixa se refere a ordens judiciais de Moraes para que a Rumble removesse contas de comentaristas políticos de direita do Brasil. As empresas alegam que tais decisões poderiam afetar a forma como esses conteúdos são exibidos nos Estados Unidos, infringindo a legislação americana.

O New York Times destacou ainda que o processo ocorre em um momento sensível. Ontem (18) a noite, a Procuradoria-Geral da República (PGR) do Brasil apresentou uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusando-o de envolvimento em um suposto plano de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o jornal, Moraes recebeu essa denúncia pouco antes da ação ser movida contra ele, o que soma mais um elemento político ao caso.

Apesar de a Trump Media & Technology Group não estar diretamente sujeita às ordens do ministro do STF, a empresa argumenta que utiliza tecnologias da Rumble e pode ser impactada pelas decisões judiciais brasileiras.

Até o momento, o gabinete de Alexandre de Moraes não se pronunciou sobre o assunto.

Você leu sobre Alexandre de Moraes. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!