O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por um suposto um “golpe de estado” após as eleições de 2022. A denúncia atingiu ainda outras 33 pessoas.
A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e será analisada pela Primeira Turma do STF, após liberação do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Além dele, compõem o colegiado do STF: os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Segundo relatou o jornal O Globo, para a PGR, Bolsonaro teria cometido os crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolição do estado democrático de direito.
Bolsonaro nega as acusações
A investigação aponta que ele teria analisado e solicitado alterações em uma minuta de decreto que previa a intervenção das Forças Armadas para reverter o resultado eleitoral. Em novembro de 2024, Bolsonaro e outras 39 pessoas haviam sido indiciadas pela Polícia Federal no mesmo caso. O ex-presidente nega as acusações.
O STF deverá avaliar a denúncia ainda neste semestre. Caso a Primeira Turma do tribunal aceite a acusação, Bolsonaro se tornará réu e a ação entrará na fase de instrução processual, com coleta de provas, depoimentos e eventuais diligências. O relator será responsável por elaborar um voto sobre o caso, mas não há prazo definido para o julgamento.
Sondagem do instituto Paraná Pesquisas mostrou que o ex-presidente superaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2026. O ex-presidente tem 36% de preferência eleitorado contra 33% do petista, no cenário estimulado. Ciro Gomes (PDT) viria bem atrás, com 7,7%.
Também foram incluídos na pesquisa, o cantor Gusttavo Lima, com 5,1%; os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ambos com 2,7%; seguidos pelo governador do Pará, Helder Barbalho, com 1,1%.
Você leu sobre Bolsonaro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!