Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
China critica “interferência externa injustificada” sobre Brasil

China critica “interferência externa injustificada” sobre Brasil

O ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, declarou nesta quarta-feira (6) ao assessor especial da Presidência, Celso Amorim, que Pequim é contrária a “interferências externas injustificadas” nos assuntos internos do Brasil.

Segundo nota oficial, o comentário foi interpretado como uma referência à recente ofensiva do governo de Donald Trump e reforça a posição chinesa de apoio à soberania brasileira.

China critica interferência externa no Brasil

Durante a conversa, Wang Yi condenou o uso de tarifas como instrumento político, classificando a medida como violação da Carta das Nações Unidas e das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). O chanceler reiterou o apoio de Pequim à defesa da soberania e da dignidade brasileiras, além de destacar a importância do Brics para ampliar a solidariedade entre países do Sul Global.

Wang, que também é um dos mais altos dirigentes do Partido Comunista Chinês, chefia a Diretoria de Relações Exteriores do Comitê Central. Amorim, por sua vez, enalteceu a “profunda amizade” e a “forte confiança mútua” entre Brasil e China, concordando com as críticas ao tarifaço americano.

O governo Lula confirmou o teor da conversa. Nesta semana, o Conselho da Câmara de Comércio Exterior autorizou o Itamaraty a ingressar com uma ação na OMC para contestar as novas tarifas de 50% impostas por Washington sobre produtos brasileiros e as sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Publicidade
Publicidade