A Casa Branca esclareceu que Elon Musk não é funcionário público, mas sim um conselheiro graduado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita em um processo judicial, destacando que o bilionário não possui autoridade para tomar decisões governamentais.
De acordo com um documento assinado por Joshua Fisher, diretor do Escritório de Administração da Casa Branca, Musk tem o papel de aconselhar o presidente e comunicar suas diretrizes, sem qualquer poder formal para tomar decisões independentes.
“Como outros conselheiros graduados da Casa Branca, Musk não tem autoridade real ou formal para tomar decisões governamentais por conta própria”, diz o documento apresentado à Justiça.
Leia também:
- Musk quer fim de agências inteiras: “erva daninha”
- Trump e Musk preocupam ex-secretários do Tesouro dos EUA
Musk atua apenas como conselheiro da Casa Branca
O processo judicial, movido pelo Estado do Novo México, argumenta que Musk não é funcionário do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) dos EUA nem da Organização Temporária do mesmo serviço. O documento também reforça que “o Sr. Musk não é o Administrador do Serviço do DOGE dos EUA”.
O DOGE tem conduzido cortes significativos em agências federais desde que Trump iniciou seu segundo mandato no mês passado. Musk, como CEO da Tesla (TSLA; TSLA34), foi designado para liderar a revisão de gastos governamentais, resultando na eliminação de milhares de cargos considerados desnecessários pela administração.
Leia também:
- Capa da Time sugere Musk com mais poderes que Trump
- Departamento de Elon Musk ganha acesso a US$ 5 tri dos EUA
Você leu sobre Casa Branca e Musk. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!