Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump e Musk preocupam ex-secretários do Tesouro dos EUA

Trump e Musk preocupam ex-secretários do Tesouro dos EUA

Cinco ex-secretários do Tesouro dos Estados Unidos expressaram preocupação com recentes movimentações no Departamento do Tesouro sob a administração do presidente Donald Trump e com o envolvimento do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderada pelo bilionário Elon Musk. Em um artigo publicado no The New York Times nesta segunda-feira (10), os ex-integrantes do alto escalão econômico expressaram preocupação quanto à credibilidade financeira do país.

No texto, assinado pelos ex-secretários Robert Rubin, Lawrence Summers, Timothy Geithner, Jacob Lew e Janet Yellen afirmaram que há “motivos substanciais de preocupação” de que as ações recentes possam “ilegalmente” comprometer os compromissos financeiros dos Estados Unidos. 

“Qualquer indício de suspensão seletiva de pagamentos autorizados pelo Congresso será uma quebra de confiança e, em última análise, uma forma de inadimplência. E nossa credibilidade, uma vez perdida, será difícil de recuperar”, escreveram. 

Leia também:

Trump e Musk: aliados minimizam críticas

Eles também destacaram que nenhum secretário do Tesouro deveria, em suas primeiras semanas de mandato, ser obrigado a acalmar os mercados sobre a integridade do sistema de pagamentos do país. 

Kevin Hassett, ex-assessor econômico de Trump, rebateu as preocupações durante entrevista à CNBC, alegando que Scott Bessent, atual secretário do Tesouro, apenas identificou problemas na gestão anterior. Segundo Hassett, o risco, na verdade, era com o governo anterior de Joe Biden, pois, de acordo com ele, eram realizados “gastos sem controle, enviando dinheiro sem transparência”. 

Sobre as alegações de que Musk teria influência indevida sobre o Tesouro, Hassett minimizou: “Musk está no escritório ao meu lado. Ele não está no controle.” 

No fim de semana, Trump deu uma declaração informando que determinou a Musk que buscasse eventuais fraudes nas finanças das Pentágono, que comanda as Forças Armadas norte-americanas, e no departamento de educação. Em entrevista à CNN, o presidente dos EUA afirmou que o dono da SpaceX tem autorização para averiguar “quase tudo”.

“Vamos passar por tudo. É uma situação horrível que estamos passando”, afirmou Trump.

Você leu sobre Trump e Musk. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!