Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Investimento no Exterior
Musk quer fim de agências inteiras: “erva daninha”

Musk quer fim de agências inteiras: “erva daninha”

Musk defende eliminar agências federais dos EUA para reduzir custos, gerando polêmica sobre seu papel no governo Trump

O bilionário Elon Musk declarou nesta quinta-feira (13) que muitas agências do governo federal dos EUA deveriam ser eliminadas como parte do objetivo do presidente Donald Trump para reformar radicalmente a administração pública do país. 

A declaração foi dada durante uma videochamada na Cúpula de Governos Mundiais, realizada em Dubai.

Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental (Doge) da administração Trump, reforçou a necessidade de cortes mais profundos na estrutura governamental, visando reduzir custos e equilibrar as contas públicas. Ele comparou a burocracia estatal a uma “erva daninha” que precisa ser completamente erradicada para evitar seu ressurgimento.

Precisamos deletar agências inteiras, ao invés de apenas deixar parte delas para trás. É fácil. É como deixar uma erva daninha. Se você não remover as raízes, ela cresce novamente. Temos que realmente eliminar agências inteiras, muitas delas“, afirmou Musk.

O CEO da Tesla (TSLA; TSLA34) e da SpaceX destacou algumas das medidas já adotadas sob sua gestão, como um programa de demissão voluntária em massa e o fechamento da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), principal órgão de assistência humanitária do país. 

Publicidade
Publicidade

Musk também classificou os servidores públicos americanos como “burocratas” e disse que seu objetivo, junto com Trump, é restaurar “o governo do povo”.

Trump apoia Musk e promete novas investigações

No último domingo (9), em entrevista à Fox News, Donald Trump defendeu Musk e suas ações à frente do Doge. O presidente americano afirmou que vai instruir o departamento a investigar supostas fraudes nos setores de Educação e Segurança Nacional nos próximos dias.

Vou dizer a ele muito em breve para ir checar o Departamento de Educação. Ele vai encontrar a mesma coisa. Então eu vou para as Forças Armadas. Vamos checar as Forças Armadas. Vamos encontrar bilhões, centenas de bilhões de dólares em fraude e abuso, e o povo me elegeu para isso“, declarou Trump ao âncora Bret Baier.

O orçamento do Pentágono se aproxima da marca de US$ 1 trilhão por ano. Em dezembro de 2023, o então presidente Joe Biden assinou um projeto de lei autorizando US$ 895 bilhões em gastos com defesa para o ano fiscal de 2024.

Você leu sobre Musk. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!