Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Brasil contrata escritório de advocacia nos EUA para enfrentar tarifaço de Trump

Brasil contrata escritório de advocacia nos EUA para enfrentar tarifaço de Trump

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou contrato com o escritório de advocacia americano Arnold & Porter Kaye Scholer LLP para representar o Brasil nos Estados Unidos em ações contra a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros.

O acordo foi firmado por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) e prevê gastos de até US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 19 milhões) ao longo de 48 meses. A contratação inclui consultoria, pareceres jurídicos e representação em tribunais e órgãos administrativos norte-americanos.

Segundo a AGU, o trabalho será conduzido sob “instruções exclusivas” do órgão, com foco na proteção dos interesses do Estado brasileiro, empresas nacionais e agentes públicos eventualmente atingidos pelas sanções.

Brasil contrata escritório de advocacia nos EUA: Como será a atuação

O escritório poderá:

  • Representar o Brasil perante autoridades judiciais e administrativas nos EUA;
  • Avaliar cenários relacionados à aplicação de sanções e medidas de contestação;
  • Assessorar o governo em litígios sobre tarifas;
  • Atuar em medidas punitivas, como suspensão de vistos, bloqueio de ativos e restrições financeiras.

O contrato também prevê a defesa de órgãos federais, estaduais e municipais, além de autoridades brasileiras, quando as punições estiverem ligadas ao exercício da função pública.

Publicidade
Publicidade

Tarifaço de Trump

A tarifa de 50% foi anunciada por Trump em 9 de julho e entrou em vigor em 6 de agosto. Embora todos os produtos brasileiros destinados aos EUA estivessem inicialmente sujeitos à sobretaxa, 694 itens foram posteriormente excluídos.

Uma semana após a entrada em vigor, o governo Lula lançou o Plano Brasil Soberano, voltado a mitigar os impactos da medida. O programa inclui apoio à manutenção de empregos, devolução parcial de impostos e compra de alimentos perecíveis para abastecer escolas, hospitais e as Forças Armadas.

Críticas de Lula

Lula tem feito críticas contundentes à postura do presidente norte-americano. Em reunião ministerial nesta semana, o petista acusou Trump de agir como “imperador do planeta Terra”.

“Nós aceitamos relações cordiais com o mundo inteiro, mas não aceitamos desaforo, ofensas e petulância de ninguém. Se a gente gostasse de imperador, o Brasil ainda seria monarquia”, afirmou Lula, reforçando a defesa da soberania nacional e do multilateralismo.

O escritório contratado

O Arnold & Porter Kaye Scholer LLP é um dos maiores escritórios internacionais, com forte atuação em regulação e comércio exterior. Fundado nos Estados Unidos, tem 16 sedes espalhadas pelo mundo, incluindo Reino Unido, Bélgica, China e Coreia do Sul.