A quarta-feira (31) é de decisões de juros pelos bancos centrais e o primeiro deles a divulgar sua resolução, o do Japão, começou com alta. O Banco do Japão (BoJ) subiu a taxa de juros em 15 pontos-base, para a faixa entre 0,15% e 0,25%.
O BoJ também anunciou a redução da compra de títulos (JGBs) em 400 bilhões de ienes por trimestre, até março de 2026.
Nas reações iniciais, o iene operava em leve alta ante o dólar (152 ienes).
Ainda hoje, Fomc e Copom anunciam a decisão de juros para Estados Unidos e Brasil, respectivamente, com expectativa de manutenção em ambos os casos.
Corte de juros pelo Japão
O Banco do Japão elevou sua taxa de juros de referência para o teto de 0,25%, de sua faixa anterior de 0% a 0,1%. Isso marca as taxas de juros mais altas do Banco do Japão desde 2008.
Mas disse que espera que as taxas de juros reais permaneçam “significativamente negativas”, acrescentando que “as condições financeiras acomodatícias continuarão a apoiar firmemente a atividade econômica”.
O banco central prevê que o núcleo da inflação – que exclui os preços voláteis – chegará a 2,5% até o final do ano fiscal de 2024 e “cerca de 2%” para os anos fiscais de 2025 e 2026.
O ano fiscal do Japão vai de 1º de abril a 31 de março, o que significa que o ano fiscal de 2024 terminará em março de 2025.
O BoJ disse que continuará a aumentar a taxa de juros e ajustar o grau de acomodação monetária, se suas perspectivas econômicas se concretizarem.
O BoJ também delineou seu plano para reduzir seu programa de compra de títulos.
As compras mensais de títulos do governo japonês serão reduzidas para cerca de 3 trilhões de ienes (US$ 19,64 bilhões) por mês no trimestre de janeiro a março de 2026.
Na decisão anterior, em março, o banco havia dito que as compras de títulos totalizaram cerca de 6 trilhões de ienes por mês. O valor agora está planejado para ser reduzido em cerca de 400 bilhões de ienes por trimestre.
No entanto, o banco central enfatizou que será flexível neste plano e realizará uma avaliação do plano de redução na reunião de junho de 2025.
O Banco do Japão dará respostas ágeis, por exemplo, aumentando a quantidade de compras de JGB”, e enfatizou que está “preparado para alterar o plano, se necessário”.
Você leu que o Banco do Japão subiu juros. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!